Dentre coisas que mais incomodam no trânsito, está em parar em um semáforo e o carro da frente soltar um verdadeiro tufão de fumaça! Preta, azulada ou branca, não importa, os vários tipos de fumaça que podem ser expelidos em excesso pelo escapamento têm pelo menos um ponto em comum, uma certeza: algo está errado no carro, seja no motor ou em outro componente qualquer!
Na verdade, ninguém está livre disso, não é mesmo? Além de prejudicar o meio-ambiente ainda pode custar caro para o nosso bolso, já que também podemos ser multados como base no Código Nacional de Trânsito e, em casos extremos, até por uma infração ambiental.
Para evitar essas situações, preparamos aqui um pequeno guia de como identificar o problema e o que fazer se o seu carro começar a soltar fumaça além do normal. A boa notícia é que muitas vezes um bom mecânico pode resolver tudo de forma bem simples. E aqui nas concessionárias do Auto Shopping Aricanduva você encontra assistência autorizada de fábrica das melhores marcas.
Tipos de fumaça que o carro solta
Nos carros modernos, o escapamento – que antes era chamado apenas de cano de descarga – ganhou uma função bem mais importante do que fazer a simples exaustão e reduzir o ruído provocado pelo motor. Hoje ele tem importante função ambiental, sendo equipado com filtros que ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes que contribuem para o aquecimento global e afetam a camada de ozônio da Terra.
Como já dissemos, são três os tipos de fumaça emitidos pelo escapamento e que revelam problemas no carro. A coloração diferenciada dessas fumaças serve de alerta e pode também, ajudar a identificar a origem do problema, facilitando o reparo. Mas o que cada uma delas significa?
Fumaça branca
Quando o motor estiver aquecido e seu carro emitir fumaça branca o problema pode estar no radiador. Normalmente isso acontece quando há algum tipo de vazamento que precisa ser corrigido. Nesse caso, não tem jeito, é preciso recorrer ao mecânico, já que isso pode causar falha no funcionamento do motor e até superaquecimento do veículo, com a redução do nível de agua no radiador.
Mas há um outro problema que também pode provocar a fumaça branca: ela pode significar a queima de fluído de freio pelo motor. E esse é um outro componente que precisa ser checado cuidadosamente, com a ajuda de um mecânico, Afinal, com freios não se brinca, eles são essências à nossa segurança e a segurança de terceiros!
Fumaça preta
Quando o escapamento solta fumaça preta, o maior prejudicado é o seu bolso. Isso é um sinal de que o carro está consumindo mais combustível do que seria normal. Outra característica desse problema, além da coloração indesejada, é o cheiro forte que você vai sentir – sentir – e que vai incomodar principalmente por quem está parado atrás de você no semáforo. Para resolver o problema, o mais indicado é fazer a revisão do carburador e do sistema de injeção eletrônica.
Fumaça azulada
Esse tipo de fumaça é, sem dúvidas, o que exige a maior atenção e o reparo mais rápido do problema. A tonalidade azulada revela que o óleo lubrificante está sendo queimado. E isso significa que o carro pode estar funcionando com níveis muito baixos de óleo, com risco até de fundir o motor. São vários os motivos que podem levar à queima irregular do óleo, e a opinião de um mecânico é fundamental para identificar o problema e corrigi-lo antes que o prejuízo seja maior.
Cuidados que evitam o excesso de fumaça
Muitos dos problemas que citamos aqui ocorrem pelo desgaste natural das peças ou por situações imprevisíveis. No entanto, a manutenção adequada do veículo, cumprindo as tabelas de revisão estabelecidas pelas fábricas, pode evitar contratempos. Por isso, procure regularmente um mecânico, dê preferência às oficina autorizadas como as do Auto Shopping Aricanduva, onde você tem a segurança de peças genuínas e mecânicos experientes.