5 dicas para a criançada pular carnaval com saúde e segurança

Chegou a hora da folia! Brincar carnaval é um hábito que pode começar desde cedo. Afinal, mamães e papais adoram preparar a fantasia dos filhotes!  E quem resiste a ver nossos pequenos marinheiros, piratas, super-homens e mulheres maravilha? O primeiro carnaval a gente nunca esquece! Mas para que a festa seja completa e a criançada possa se divertir para valer com saúde e segurança é preciso tomar alguns cuidados. Por isso, preparamos aqui algumas dicas simples, mas muito importantes para você seguir. 

Escolha uma fantasia segura

Nem sempre o que é mais bonitinho é o mais adequado. Por isso, observe algumas regrinhas na hora de escolher a fantasia dos pequenos. Evite modelos que tenham acessórios como cordões ou correntes no pescoço, pulseiras e brincos. Eles podem enroscar e provocar acidentes. Também fuja de roupas com botões e ornamentos muito pequenos que podem se soltar e ser engolidos pela criança. Os calçados merecem uma atenção especial. Lembre-se que para correr, pular, dançar e brincar é preciso que as sandálias sejam seguras e firmes nos pés. Prefira sapatos ou tênis que não tenham cadarço, mas se tiverem, que sejam muito bem amarrados. Nada de salto alto e muito menos rodinhas, tá bem? 

Cuide da hidratação e da alimentação

Mais até do que os adultos, crianças precisam estar bem hidratadas para brincar o carnaval. Por isso, é preciso oferecer sempre água ou sucos naturais ao longo da festa.Além disso, manter uma alimentação leve, com sanduiches de queijo ou frutas, por exemplo, antes e depois dos bailinhos é muito importante para que não falte energia aos pequenos.

Fuja do som muito alto

Os salões carnavalescosou mesmo os bloquinhos de rua, são ambientes onde o nível de ruído costuma ser muito alto. E isso pode ser prejudicial aos ouvidos do seu filho. Assim, o ideal é manter sempre uma boa distância das caixas de som ou do palco onde se apresentam as bandas. 

Proteja os pequenos do sol

Especialmente nas atividades que ocorrem ao ar livre, é preciso tomar cuidado com os efeitos do sol.  A Insolação e queimaduras na pele são problemas muito comuns nessa época do ano quando, no embalo da folia, os adultos se esquecem de passar e renovar o filtro solar. O uso de boné ou de um chapéu na cabeça também é uma ótima pedida, e pode ser muito bem incorporado à fantasia da criança. Em algumas situações, em alguns locais, também é recomendado passar um repelente.

Identifique as crianças

Essa dica é fundamental: coloque um crachá ou uma pulseirinha no braço do seu filho com o nome dele e o seu contato para casos de emergência. Por mais que você fique atento, em ambientes com muita gente como as matinês infantis ou os bloquinhos de criança na rua, os pequenos podem ser perder. Além dessa identificação, uma outra medida aconselhável é combinar um ponto de encontro se houver um desencontro. Pode ser a mesa em que você está, o espaço em frente à banda. Ensine seu filho a pedir ajuda aos responsáveis pela segurança dos eventos, normalmente identificados por coletes ou uniformes próprios. 

Pronto, agora é só cair na folia! Vem para o Aricanduva, escolha a fantasia do seu filho e aproveite para valer, em segurança e com bem-estar, os festejos de Momo. Bom carnaval!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.