São inúmeras as formas de um torcedor demonstrar sua paixão pelo clube do coração. Cantar o hino da primeira à última linha, ter na ponta da língua a escalação daquele time que foi campeão, colocar a bandeira na janela a cada título e… vestir a camisa de time, como um manto sagrado. E não basta ter uma camisa só. Hoje em dia, quando os uniformes mudam a cada temporada, haja espaço no armário para guardar a coleção. Mas você sabe a história da camisa do seu time? Não? Então prepare-se para descobrir de onde veem as cores e o design que despertam a sua paixão.
História da camisa do Corinthians
A história do branco da camisa do Corinthians é curiosa. Quando o clube foi fundado, em 1910, o bege era a cor oficial. Mas eram tempos de vacas magras, o uniforme tinha de ser lavado depois de cada jogo e reaproveitado. O bege desbotou com as lavagens e acabou ficando branco. Os sócios gostaram e a cor foi oficializada no manto do Timão. O calção preto foi incorporado logo depois, numa combinação que perdura até hoje. Já a camisa preta com listras brancas data de 1915. E tem uma história nobre: foi um protesto contra a Liga Paulista de Futebol que não permitiu que o clube jogasse por com um jogador negro no elenco.
História da camisa do Palmeiras
Quando foi fundado em 26 de agosto de 1914 o Palmeiras, que então se chamava Palestra Itália, já tinha em seu estatuto que as cores do uniforme seriam verde, branco e vermelho, uma referência à bandeira italiana. Na primeira vez que entrou em campo, o time usou uma camisa vermelha com calções brancos e meias verdes. Quando estourou a Segunda Guerra Mundial, e Brasil e Itália se colocaram em lados opostos, o governo determinou que o Palestra virasse Palmeiras e o vermelho teve de ser retirado do uniforme, eliminando as referências ao país “inimigo”. Assim, a camisa verde, que já era usada pelo time muito antes disso, foi definitivamente incorporada. E sempre fez muito sucesso: em 2018, uma pesquisa realizada pelo diário esportivo Marca, de Madrid, na Espanha, elegeu o uniforme palmeirense como o mais bonito do mundo.
História da camisa do Santos
Nem sempre a camisa do Santos foi preto-e-branco, você sabia? Sim, o primeiro uniforme santista tinha listras azuis e brancas com detalhes em dourado e chegou a ser usado nos três primeiros jogos disputados pelo time, em 1912, quando foi fundado. Logo no ano seguinte, contudo, uma questão prática levou à mudança: era difícil encontrar quem fabricasse uma camisa com essas cores e a solução foi adotar de vez o manto alvinegro. O tradicional uniforme branco só surgiu em 1925 e tinha então uma faixa preta, fina, na cintura, como se fosse um cinto. E foi ele que marcou, com algumas variações, a geração mais vitoriosa na história do clube, quando por duas vezes o Peixe conquistou o planeta, comandado por Pelé.
História da camisa do São Paulo
Entre os grandes clubes brasileiros o São Paulo talvez tenha sido o que fez menos alterações no seu uniforme ao longo dos anos. Desde o ano da fundação do clube, em 1930, a tradicional camisa branca com as faixas preta e vermelha no peito é usada pelo time. E isso tem uma explicação. De acordo com o estatuto são-paulino, a listra vermelha representa o Club Athletico Paulistano e a preta a Associação Atlética das Palmeiras, clubes que se fundiram para formar o São Paulo. Já a camisa tricolor com listras verticais nas três cores surgiu dois anos depois. Com pequenos detalhes e algumas variações no estilo ela permanece sendo usada até os dias de hoje.
Onde comprar camisa de time
Gostou? Não dá para resistir, não é mesmo? Então vem para o Shopping Aricanduva e vista a camisa do seu time. Aqui você encontra camisa de time e muito mais acessórios para você libertar sua paixão.
- Arquibancada Verde (Arco 166);
- Centauro (Âncora 12C);
- Deny Sports (Arco127);
- Futebol e Cia (Arco 020);
- Poderoso Timão (Arco 170);
- Procópio (Arco 229);
- São Paulo Mania (Arco 169)
- Sport City (Arco 157)