Sem dúvida ter um bichinho em casa enche nosso lar de amor e boas risadas, já é cientificamente comprovado que ter um pet em casa faz com que as pessoas se sintam mais seguras, tenham autoestima elevada, contam com uma maior sensação de bem-estar, além de terem menos chances de doenças cardíacas e, no caso das crianças que convivem desde pequenas com os bichinhos, uma menor probabilidade de desenvolver alergias.
Mas, para quem mora em apartamentos ou casas sem quintal, é preciso pensar na relação entre espaço disponível e o tipo de animal que se pode ter. Afinal, cada espécie de pet tem suas próprias necessidades de tempo de dedicação, espaço para brincadeiras e para convívio.
Confira algumas opções de bichinhos que são pequenos no tamanho, mas gigantes no amor e alegria que podem levar para sua casa:
Cães de pequeno porte
Cães de raças pequenas podem trazer a alegria que o seu lar precisa. Geralmente, raças como shih tzu, maltês, chihuahua, pincher, yorkshire e até mesmos os carinhosos vira-latas, são os mais indicados. Eles costumam ser dóceis, além de se adaptarem com pequenos espaços.
Mesmo que o cão seja pequeno, cuidados para a saúde e vitalidade do animal são essenciais. Programe seu dia para que ao menos um passeio na rua seja feito com o cãozinho.
Gatos
Se tem um animal que se adapta inteiramente a ambientes, seja de qual tamanho este for, é o gato. Ele mesmo escolherá seus cantos preferidos pela casa, com a vantagem de não ter que levá-lo para a rua diariamente para pequenos passeios. Independentes, os gatos costumam aprender rapidamente a usar a caixa de areia e lugares fixos para comer e beber água.
Ao contrário do que dizem, os gatos são igualmente carinhosos e ótimos companheiros. Ter uma área com brinquedinhos espalhados para os felinos faz toda a diferença para sua qualidade de vida. E é recomendado ter um “arranhador” para evitar que eles testem suas unhas em móveis.
Peixes
São animais onde a interação é mais contemplativa, já que o aquário é praticamente um objeto decorativo da casa. Mesmo que o único trabalho diário seja alimentá-los, algumas ações como limpeza do aquário, cuidados com a temperatura da água, filtragem, oxigenação e tamanho dos peixes devem ser levados em conta. Lembre-se que cada espécie precisa de um cuidado específico.
Hamster e Porquinho-da-índia
Pets ideais para apartamentos pequenos, se adaptam tranquilamente em viveiros pequenos, desde que este espaço permita sua circulação. Agitados, esses pequenos animaizinhos precisam ter brinquedos, bebedouros especiais, comedouros e acesso a outros pontos do viveiro. Se você optar por um desses bichinhos de estimação, atente-se para que sua gaiola seja suficientemente espaçosa. Aliás, se quiser fazer carinho e deixar com que eles fiquem um pouco soltos pela casa, tudo bem, desde que haja supervisão contínua. Pequenas coleiras podem ajudá-lo a não colocar a vida de seu pet em risco.
Gostou de nossas dicas? Aqui no Auto Shopping Aricanduva você também conta com a Cobasi. Lá você encontra os melhores produtos para o seu bichinho.