Assim como nós, nossos pets também sentem as mudanças de estação. Durante o outono e o inverno, por exemplo, com dias mais secos e temperaturas mais baixas, problemas respiratórios, de articulação e de vista acontecem com maior intensidade. Por isso, é importante tomar alguns cuidados que evitem maiores prejuízos para a saúde dos bichanos. São atitudes simples, você vai ver, mas que vão fazer toda a diferença nessa época do ano. Anote aí as nossas dicas:
Vacine seu pet contra a gripe
Não são apenas os humanos que sofrem com a gripe no outono e no inverno. Esse é um mal que acomete também os nossos pets. Causada por um vírus, a gripe provoca nos animais, reações comuns às pessoas, como tosse, coriza, espirros e por vezes até febre e perda de apetite. Vacinar os pets anualmente é a melhor forma de evitar o contágio.
Examine os olhos do seu pet
Depois das doenças respiratórias, problemas de vista talvez sejam os mais comuns nos pets durante o outono e o inverno. Por isso, é preciso observar diariamente os olhos dos animais, a fim de detectar a existência de secreções. Se isso acontecer, o ideal é limpar delicadamente a vista com soro fisiológico ou mesmo com água filtrada. Se você tiver dificuldade em fazer isso, leve o bichano à clínica de sua preferência, onde profissionais capacitados vão resolver o problema.
Cuidado com as dores articulares
As temperaturas mais baixas podem tornar mais intensas dores nas articulações que muitas vezes deixam de ser percebidas no verão. Esse é um problema que afeta, especialmente, a cães e gatos mais idosos. É preciso ficar atento para que os pets não sofram. Observar a forma como andam, correm ou sobem nos móveis, apalpar regularmente as juntas parta ver se manifestam algum tipo de dor são cuidados que se deve tomar nessa época de mais frio. E, caso suspeite de algo, procure logo um ortopedista veterinário parta evitar que o problema se agrave.
Cuide da hidratação do seu pet
Como sentem menos calor, os animais tendem a tomar menos água, ao mesmo tempo em que as temperaturas mais baixas fazem com que comam em mais quantidade. Por isso, manter cães e gatos bem hidratados e com uma alimentação equilibrada é ainda mais importante. Incentive o consumo de água durante todo o dia, ofereça preferencialmente alimentos umedecidos, como patês e sachês que, além de nutritivos, contribuem para manter a hidratação.
Mantenha os pets bem aquecidos
Nem todo pet gosta de usar roupas, não é mesmo? Mas, quando a temperatura cai demais, isso importante para manter a correta temperatura corporal. Dê preferência a roupas confortáveis, adequadas ao porte e a característica de cada animal. Escolha tecidos antialérgicos. Reserve também um cobertor para forrar a cama de seu animal e reduza o tempo dos banhos, tomando cuidado para secar o pelo rapidamente.
Gostou das nossas dicas? Por meio desse passo a passo, você manterá seu pet sempre saudável e protegido nestes meses mais frios. E lembre-se, não esqueça de levar seu animal periodicamente no veterinário, ou sempre que notar algum sintoma que possa afetar a rotina dele.
Aqui na Cobasi do Auto Shopping Aricanduva você encontra produtos, acessórios e roupas pet, para deixar seu pet mais confortável.