Churrasco: dicas para você escolher e preparar a melhor carne

Mais do que um jeito bem brasileiro de preparar a carne, o churrasco tornou-se um momento de celebração, de reunir a família e os amigos para comemorar, seja qual for o motivo. O Churrasco é uma homenagem ao primeiro Centro de Tradição Gaúcha (CTG) fundado em Porto Alegre em 24 de abril de 1948. E não tem nada mais gaúcho do que o churrasco, não é mesmo? Mas o hábito de preparar a carne na brasa, é claro, vem muito antes disso, indígenas já assavam no fogo as caças que alimentavam suas aldeias.

Mas vamos deixar de conversa? Prepare o vinagrete, o queijo coalho, o pão de alho, a farofa, a salada de maioneses, o arroz e aquela linguicinha que não podem faltar em um bom churrasco. A carne, a gente vai ajudar você a selecionar. Veja aqui as nossas dicas e escolha o corte que melhor combina com o seu gosto e de quem mais você vai convidar.

Picanha

A picanha é a carne mais comum, a preferida de boa parte dos churrasqueiros. É a sua grossa capa de gordura que garante um sabor marcante e diferenciado. Por isso, mesmo que você queira fazer um churrasco mais light, não retire a gordura antes de assar, deixe para fazer isso quando já estiver pronta.  Para temperar, use apenas sal grosso, para manter o sabor natural da carne.   

Alcatra

A alcatra, também considerada uma carne nobre, é igualmente saborosa. A maior diferença em relação à picanha é que ela é menor gordurosa, pode ser limpa inclusive antes de ir ao fogo.  O ideal é que seja assada no espeto em postas inteiras, mas você pode preferir fatiá-la. Nesse caso, é preciso uma maior atenção ao tempo, para evitar que passe do ponto e fique passada em excesso. 

Traditional barbecue dry aged wagyu Brazilian picanha from the sirloin cap of rump beef sliced by a chef directly from the skewer as close-up on a charred wooden black board

Maminha

Apesar de ter um alto teor de gordura – que não deve ser retirada antes de assar -, a maminha é uma carne de sabor bastante suave e que tem na maciez uma de suas características mais significativas. Ao contrário da alcatra, não é recomendado prepará-la em fatias para que não perca sua condição original.  

Fraldinha

A melhor forma de preparar a fraldinha é em fatias grossas, colocadas em uma grelha. Considerada uma carne magra, é uma ótima opção para quem evita o consumo de gorduras, seja para evitar ganhar uns quilinhos a mais, seja por recomendação médica.  Por não ter gordura, seu sabor é bastante suave e também é preciso cuidado para que não passe do tempo e fique ressecada.

Contrafilé

O contrafilé é uma opção mais econômica, uma alternativa à picanha ou à alcatra como carne principal do churrasco. Antes de levá-lo ao fogo é preciso limpar os cortes, retirando os nervos. Mas faça isso sempre seguindo o sentido das fibras, para manter intacta a consistência da carne. Macio e saboroso, deve ser assado em fogo alto para evitar que fique duro. Exatamente por isso, não é recomendando para os apreciadores de um ponto malpassado. 

O sal grosso: você pode dar um toque todo especial ao seu churrasco, incluindo o sal grosso temperado com ervas e especiarias, que vai adicionar um mix de aroma e sabor.

Gostou? Então vai mais uma dica: aqui no Aricanduva nossos restaurantes e praças de alimentação tem ótimas opções com muita carne boa, preparada do jeitinho que você gosta. No Assai Atacadista você encontra carnes frescas (in natura) e congeladas para preparar o seu churrasco em casa.

 Vem pra cá e aproveita, afinal, todo dia pode ser dia de churrasco, não é mesmo?

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.