Como todos os componentes do seu carro, a bateria também precisa de cuidados. E isso vai muito além de saber a hora da troca. Revisões periódicas são fundamentais para garantir uma vida útil mais longa, a segurança e o bom funcionamento do sistema elétrico do veículo.
Quando fazer a revisão da bateria
Não existe uma periodicidade padrão para fazer a revisão ou mesmo a substituição da bateria. Alguns fatores, no entanto, precisam ser levados em conta, como a qualidade do equipamento, a forma e a frequência de utilização do carro, a intensidade do uso de acessórios elétricos e até as condições climáticas já que temperaturas extremas, sejam altas ou baixas, podem impactar no funcionamento e na durabilidade das baterias.
Alguns sinais bem visíveis são indicativos de que é hora de fazer um check up da bateria do seu carro. Vidros elétricos subindo e descendo mais lentamente do que o normal, mal funcionamento do ar-condicionado e do rádio, necessidade de rodar a chave mais de uma vez para dar a partida no veículo mostram que alguma coisa está errada. Independentemente de qualquer outra coisa, contudo, seguir as recomendações dos fabricantes é sempre uma boa medida para evitar surpresas desagradáveis.
Como é feita a revisão da bateria
A falta de manutenção regular pode reduzir a vida útil da bateria. Por isso é importante realizar verificações periódicas. O primeiro passo é uma medição elétrica com o objetivo de verificar a correta tensão do equipamento. Além disso, é importante fazer o aperto dos cabos e uma checagem visual bem cuidadosa a fim de garantir que não há nenhum vazamento, desgaste excessivo ou ponto de corrosão nos terminais positivo e negativo. Se isso estiver ocorrendo é preciso fazer a limpeza dessas peças com produtos específicos.
Como trocar a bateria do carro
A maior parte das baterias automotivas tem hoje uma vida média de 3 a 5 anos,
sofrendo um desgaste natural com o passar
do tempo. A troca desse equipamento exige cuidados específicos,
especialmente nos modelos mais modernos que têm grandes quantidades de
acessórios eletrônicos a bordo. Por isso, a atitude correta é levar o carro a
uma oficina credenciada – como as concessionárias do Auto Shopping Aricanduva –
para que o serviço seja feito em segurança, com o uso de aparelhos, e ferramentas apropriadas e
profissionais bem treinados, sem comprometer o funcionamento dos sistemas
eletroeletrônicos.
Dicas para a bateria durar mais
Algumas medidas simples podem aumentar a vida útil da bateria do seu carro, reduzindo o desgaste. É importante, por exemplo, desligar equipamentos como faróis, rádio, ar-condicionado e carregadores de celulares antes de dar partida no veículo. E conferir se não ficou nada ligado quando estacionar.
Outra providência é verificar a capacidade da bateria e do alternador
– que constam nos manuais do fabricante – antes de instalar um novo acessório
eletrônico. Quando é exigida acima de sua capacidade, ou tem de suportar peças não originais que
comprometem o consumo de energia, a bateria tem uma durabilidade menor.
Por fim, se o seu carro fica muito tempo parado, é recomendado ligar o motor ao menos uma vez por semana por cinco ou dez minutos, a fim de recarregar a bateria. Mas, o ideal, é mesmo tirar de garagem e dar uma voltinha sempre que possível, pois quanto mais o carro andar, maior será a carga da bateria.
Pronto, agora você já sabe o que precisa fazer para manter o funcionamento da bateria de seu carro sempre em ordem, agende sua revisão e vem para o Auto Shopping Aricanduva. Além disso, no auto shopping você encontra concessionárias das principais montadoras, e o melhor de tudo: todas elas possuem ampla opções de escolha e possibilidade de comparação na hora de escolher seu carro novo ou seminovo. Vem pra cá!