6 dicas para identificar pelo barulho problemas no carro ou na moto

Quem não se lembra do clássico “Se Meu Fusca Falasse”, grande sucesso dos estúdios Disney? Era uma obra de ficção, é claro. Mas você sabia que seu carro ou sua moto também podem dar sinais de que algo não vai bem?

Sim, e não precisa ser nenhum especialista em mecânica para entender o que esses barulhos significam. Para te ajudar a fazer o melhor diagnóstico e tomar as providências necessárias, listamos aqui alguns ruídos mais frequentes e o que eles podem significar.

Amortecedores

Fique atento quando passar por um buraco, um desnível na pista ou uma lombada. Se ouvir um barulho como uma batida seca no carro ou um nhec-nhec na moto, é sinal de que os amortecedores precisam ser trocados. Trepidações e perda de estabilidade nas curvas e comprometimento do equilíbrio ao pilotar a moto são outros sintomas desse problema.

Pastilhas de freio

Esse é um dos ruídos mais fáceis de identificar, seja no carro ou na moto. Se quando você aciona o freio ouve um barulho como o de um ferro sendo limado, é sinal de que as pastilhas de freio estão desgastadas e precisam ser trocadas. Além de colocar sua segurança em risco, andar com pastilhas em mau estado pode gerar um prejuízo maior, desgastando também os discos dos freios.

Bomba de combustível

Nas motos e em muitos modelos de carros, quando liga a chave chave de ignição ouve-se uma espécie de zumbido da bomba de combustível, o que deve terminar logo que o motor comece a funcionar. Se o barulho persistir, isso pode sinalizar problemas na bomba ou que o combustível usado é de má qualidade.

Close-up Of Motorcycle Chain Against Black Background

Correias e corrente

Um barulho contínuo, a partir do motor do carro, frequentemente indica que a correia dentada está comprometida. Quando isso ocorre, essa correia perde tensão, o que pode causar danos ao cabeçote do motor e outras peças e aumentar muito os custos de reparo se a correção não for feita logo.

Se você anda de moto também precisa manter os ouvidos sempre afiados. Um dos cuidados mais importantes é o de perceber o som emitido pela corrente de transmissão que faz a ligação do eixo do câmbio à roda traseira. Quando ouvir um ruído como se ela estivesse sendo mastigada, isso pode significar que ela está mal regulada, torta, folgada ou esticada demais, o que pode levá-la ao rompimento provocando queda ou acidente.

Óleo na direção

A falta de óleo na caixa de direção do carro provoca ruídos parecidos com os de um assobio. Mesmo que você realize a troca regularmente – o indicado é a cada 10 mil km – é preciso ficar atento, pois isso pode indicar que está ocorrendo algum tipo de vazamento.

Ar-condicionado

Com a insegurança urbana, cada vez menos a gente anda de janela aberta no carro. E isso exige mais do ar-condicionado. Se você ouvir um ruído contínuo além do que é normal, precisa parar e revisar esse equipamento, já que o compressor ou a tubulação podem estar com problemas.

Viu como os barulhos podem te ajudar a identificar o problema do seu carro ou de sua moto? Mas, vamos combinar, o melhor mesmo é evitar que esses defeitos aconteçam, não é mesmo? E para isso, nada melhor do que a manutenção preventiva e a revisão regular do seu veículo, cumprindo os prazos e as condições estabelecidas no manual.

O Auto Shopping Aricanduva, o maior e o único a funcionar exclusivamente com concessionárias de fábrica, é o lugar ideal para você manter seu carro ou sua moto sempre em perfeito estado, com serviço garantido, profissionais treinados e peças originais que proporcionam toda a segurança que você merece.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.