A gente pode até não perceber, mas são muitos os fatores, naturais ou não, que todos os dias fazem com que a pintura do nosso carro sofra algum tipo de desgaste. Entre eles podemos citar o sol, a água da chuva contaminada por gases da poluição, a poeira e os resíduos que caem de uma obra próxima, cocô de passarinho, frutos e seivas de uma árvore ou o uso de produtos inadequados na hora da lavagem.
Mas, você sabia que há formas de proteger o seu carro, mesmo que você não tenha uma garagem coberta? Sim, são medidas simples mas que vão fazer toda a diferença na conservação da pintura. Para isso, preparamos um pequeno guia com 5 dicas que você pode seguir para manter o brilho da lataria sempre em dia. Anote aí então.
Preste atenção ao estacionar
Essa é a primeira dica. Dê preferência, sempre, a estacionamentos cobertos onde o seu carro estará protegido da ação da chuva e do sol. Se isso não for possível, procure uma vaga longe de obras. Mesmo que você não pare bem em frente a um prédio em construção – o que aliás pode lhe render uma multa – o vento leva poeira e às vezes até pingos de tinta que podem danificar a pintura do seu carro. Evite também estacionar sob árvores, onde sue carro pode ser atingido por frutas, seiva ou cocô de passarinho. Ser isso acontecer, remova os resíduos imediatamente, evitando a corrosão da pintura.
Utilize capas de proteção
Se você não usa o carro no dia a dia, deixando muito tempo parado na garagem, as capas de proteção podem ajudar a conservar a pintura. O segredo aqui é escolher uma capa de boa qualidade, certificada pelo Inmetro, o que pode aumentar a durabilidade e, principalmente garantir que o tipo de tecido não vai prejudicar a pintura. E lembre-se que é preciso muito cuidado na hora de colocar e tirar a capa, para evitar arranhões.
Cuidados na hora de lavar o carro
A lavagem do carro exige cuidados especiais. Não basta jogar
água e esfregar, como muita gente faz por aí: o uso de materiais inadequados
pode corroer ou arranhar a pintura. Produtos
de limpeza que você usa em casa como querosene, detergente, cândida e sabão em pó, por exemplo, possuem componentes químicos que vão
prejudicar o seu carro. Por isso, use sempre xampu e produtos automotivos, específicos para
esse fim. Use panos ou rodo com fibras de algodão e certifique-se que ele está bem
limpo antes de esfregar. E um detalhe importante: lave o carro à sombra, nunca
com a lataria quente, já que o sol e o calor podem manchar a pintura.
Use sempre cera automotiva
Ser você acha que a cera tem apenas uma função estética, de dar brilho e garantir a beleza do seu carro, está muito enganado. Como o filtro solar é indispensável para proteger a sua pele nos dias de sol, a cera também é fundamental para conservar a pintura dos veículos, reduzindo o impacto dos raios ultravioleta. O ideal é que você aplique cera de boa qualidade a cada 15 dias ou no mínimo uma vez por mês. E sempre com o carro bem limpo, logo após a lavagem, e respeitando o tempo de secagem indicado na embalagem do produto, antes de voltar a circular com o carro.
Vantagens da cristalização e da vitrificação
A cristalização é a aplicação de uma camada fina de teflon, um tipo de resina, na lataria do carro. A vitrificação é a aplicação de vidro líquido que forma uma película de alta resistência. Ambos os processos têm o objetivo de proteger e aumentar a durabilidade da pintura, além de deixar o seu carro com um brilho mais intenso. Mas atenção: o importante é procurar oficinas especializadas, como as concessionárias autorizadas do Auto Shopping Aricanduva, para executar esses procedimentos com segurança e garantia. Gostou da ideia? Então passa aqui que a gente vai ajudar você a manter o seu carro sempre brilhando!