Verão: 5 dicas para proteger o seu bebê do sol e do calor

Férias, calor, verão. Essa é uma combinação perfeita para quem tem filhos, não é mesmo? Mas é preciso cuidados especiais especialmente no caso dos bebês. Hidratação, roupas mais leves, banhos regulares de chuveiro para refrescar, nada de abusos sob o sol.  Pequenas atitudes como essas, podem evitar o sofrimento dos pequenos que manifestam seu incômodo das mais variadas maneiras, como irritação, choro, pele avermelhada e brotoejas. Quer algumas dicas de como cuidar do seu bebê no verão? Veja então o que preparamos para você.

Banho, piscina e praia

Quando o calor está intenso, aumentar o número de banhos dos bebês é uma boa prática.  Mas é preciso tomar alguns cuidados importantes. Lembre-se, por exemplo, que os bebês têm pele muito frágil e que o excesso de produtos, como sabonete e shampoo na hora do banho pode causar irritação. Banhos de piscina são permitidos, desde que com autorização do pediatra que saberá a hora e as medidas certas para reduzir os riscos de infecções como as de ouvido. Na praia, leve uma bolsa térmica com água, sucos e alimentos leves, evitando o consumo de produtos vendidos por ambulantes.  Óculos escuros, apenas os que têm lentes com proteção contra raios ultravioleta.

Passeios e banho de sol

O banho de sol é uma fonte importante para absorção de vitamina D e para o desenvolvimento ósseo do bebê. Assim, passear entre 20 e 30 minutos por dia vai fazer muito bem. Mas respeite os horários corretos, nada de sol depois das 10h. E se você quiser dar uma voltinha no final da tarde faça-o apenas depois das 17h. Ah, e proteja bem a criança para evitar a exposição direta da pele ao sol, recorrendo a áreas de sombra sempre que perceber incômodos. Até os seis meses, evite cremes e protetores solares que podem provocar reações. E, mesmo depois, dê preferência a produtos naturais.

Cuidados dentro de casa

Dia quente, todo mundo quer buscar o fresquinho. Mas, mesmo que o quarto do seu bebê tenha ar-condicionado, saiba que não basta ligar e pronto. É indispensável, antes, fazer a manutenção periódica do aparelho, especialmente a limpeza dos filtros, para manter a qualidade do ar.  A temperatura ideal deve ser em torno de 25 graus e é recomendável também deixar ligado um umidificador para proteger os pequenos do ressecamento das vias respiratórias. E evite choques térmicos, levando o bebê de ambientes frios e quentes de forma repentina.  Outra boa dica para o quartinho do recém-nascido é colocar telas nas janelas ou mosquiteiros sobre o berço para evitar os insetos. Mas aqueles aparelhinhos de tomada, sprays e repelentes não são indicados, ao menos até os seis meses de idade.

Roupas e acessórios

Nos dias de calor, dê preferência às roupinhas de tecidos leves e de fibras naturais, especialmente o algodão, material confortável e menos propenso a causar irritações e alergias.  Nada de tecidos sintéticos, pois incomodam o bebê.  Outro cuidado é a escolhas de chapéus e bonés que não tenham elástico, o que pode prejudicar a circulação do sangue.

Por fim, uma dica que não vale apenas para o verão, mas em qualquer época do ano. Nada de deixar a criança com a fralda suja por muito tempo. O correto é trocá-la logo que perceber que o bebê fez suas necessidades. O calor intenso desses dias da estação mais quente do ano pode agravar a situação, provocando assaduras, vermelhidão e brotoejas.

Gostou? Agora você está preparada para aproveitar o verão. Então, passa aqui no Aricanduva, onde você encontra tudo o que o seu bebê precisa para curtir com conforto e segurança a estação mais ensolarada e alegre do ano.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.