Novembro Azul: o câncer de próstata tem solução, faça a sua parte

Você sabia que o câncer de próstata é um dos tipos mais comum entre os homens, principalmente a partir dos 50 anos de idade, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA)? Pensando nisso e para conscientizar sobre a prevenção da doença, em 2003 surgiu o movimento Novembro Azul na Austrália. Durante os próximos anos, o movimento se espalhou por diversos países. Com o forte impacto das campanhas, a ONU estabeleceu oficialmente o mês de Novembro como o mês oficial de Combate ao Câncer de Próstata.

Aqui no Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de quebrar estereótipos e motivar aos homens realizarem o exame periódico para o diagnóstico precoce da doença, aumentando significativamente as chances de cura.

E aí, quer entender um pouco mais sobre esse assunto e conhecer formas de prevenir a doença?

Cuide de seus hábitos alimentares

Ao contrário do que muita gente diz por aí, não existe uma alimentação milagrosa para curar ou combater o câncer. É preciso ter cuidado com o que se ouve, não é mesmo? Mas uma coisa é certa: a simples mudança de hábitos alimentares pode sim ajudar a manter a sua saúde em dia e a proporcionar ainda mais qualidade de vida. Não custa lembrar: escolher os alimentos certos melhora o funcionamento do sistema imunológico e traz outros benefícios, ajudam o corpo se proteger dessa e de outras doenças.

Mas o que significa ter uma alimentação correta, você deve estar perguntando? Não precisa se preocupar. A gente preparou aqui uma lista de alimentos ricos em nutrientes que vão ajudar você a montar o seu cardápio do dia a dia.

Cuidado com os excessos

Para começar, vamos fazer um alerta: uma dieta balanceada não implica necessariamente em abrir mão de algum tipo de comida. Mas alguns alimentos em excesso, podem aumentar os riscos de surgimento do câncer de próstata. Portanto, procure consumir comedidamente carne vermelha, açúcar refinado e alimentos ricos em gordura, sobretudo gorduras trans. Produtos industrializados, embutidos como salsicha, salame e linguiça, além de refrigerantes e bebidas alcoólicas também fazem parte dessa lista.

Como ter uma alimentação saudável?

Agora que você já sabe o que exige um maior cuidado na hora de consumir, vamos falar do que com certeza vai fazer bem a sua saúde e ajudar a prevenir o câncer de próstata, ok?  Anota aí então.

Leguminosas

Grãos como soja, feijão, amendoim e lentilhas são ricos em fitoestrógenos, um composto que trabalha no nosso organismo para ajudar a combater as células malignas de câncer. São uma boa base para a alimentação do dia a dia.

Vegetais verde-escuros

Brócolis, couve-flor e espinafre, ricos em ácido fólico ajudam a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata, combatendo o efeito dos radicais livres nas células. O recomendável pelos especialistas é a inclusão de ao menos uma porção desses vegetais no cardápio diário.

Alho e cebola

Os compostos sulforosos presentes nesses alimentos têm poder antioxidantes que também dificultam a ação dos radicais livres. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos revelou que seu consumo rotineiro tem a capacidade de diminuir em até 30% a possibilidade de contração de câncer de próstata.

 Tomate

A substância ativa aqui é o licopeno que o tomate possui em grande quantidade. Como no caso do alho e da cebola, seu poder antioxidante é importante fator de diminuição da incidência de câncer de próstata, e também de outros tipos da doença, como o câncer de pulmão.

Cenoura

Rica em fibras, o que por si só já faz bem ao nosso organismo, a cenoura possui precursores de vitamina A, que também funcionam como antioxidantes, agindo da mesma forma do que nos itens anteriores.

Oleaginosas

Por fim, as oleaginosas! Nozes, amêndoas, avelãs e amendoins, por exemplo, são alimentos que possuem vitamina E, um nutriente que melhora o funcionamento do sistema imunológico, ampliando a proteção do organismo. Também têm além disso, grande quantidade de selênio, um mineral que ajuda na renovação das células.

Faça exames preventivos

Gostou das nossas dicas? Então comece agora mesmo a se cuidar. E lembre-se: mesmo com a alimentação mais regrada, é importante procurar seu médico regularmente para fazer os exames preventivos do câncer de próstata, recomendados a partir dos 40 anos. Afinal, quanto mais cedo a doença for detectada maiores serão as chances de cura.

Nós, do Shopping Aricanduva apoiamos o Novembro Azul. E lembre-se: cuidar de você é cuidar também de quem você ama.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.