Você sabia que o outono é a melhor época do ano para a prática de exercícios físico? Isto porque, com a chegada das temperaturas mais amenas, o corpo queima mais calorias com o objetivo de manter-se aquecido. E a consequência é que isso aumenta o nosso rendimento quando treinamos.
Mas os benefícios não param por aí: fazer atividades físicas é uma maneira de evitar a obesidade e manter a forma, já que o aumento do apetite é comum nessa época quando, para manter a temperatura básica do organismo, nosso metabolismo se acelera e a sensação de fome também cresce, levando ao consumo maior de alimentos como chocolate quente e pratos ricos em gordura.
Se interessou? Veja as dicas que preparamos aqui para você se exercitar para valer nesse outono. E no inverno que vem aí também!
Faça aquecimento antes do treino
Seja qual for a época do ano, aquecer-se antes de praticar atividades físicas é sempre recomendável. Fazer um alongamento, por exemplo, pode contribuir para evitar lesões musculares e outros incômodos que podem surgir, especialmente nos dias mais frios.
Use roupas adequadas nos dias mais frios
Mesmo com o clima frio é indicado o uso de roupas leves para treinar. Para quem é muito friorento, um moletom é uma boa pedida. Mas é importante lembrar que abafar o corpo com excesso de roupas aumenta o suor e consequentemente provoca uma eliminação excessiva de substâncias como sais minerais o que não é saudável. Além disso, é muito importante atentar-se à escolha dos calçados para a prática de esportes. Prefira calçados apropriados para práticas esportivas, confeccionados em material confortável e que forneçam estabilidade e segurança durante os treinos.
Hidratação é fundamental
Quando transpiramos ao fazer exercício nosso corpo perde líquidos. Por isso, manter-se bem hidratado durante e depois das atividades físicas é muito importante.
Evite os horários mais frios
Especialmente nas cidades onde as temperaturas de outono inverno são mais baixas, uma boa dica para combater a preguiça e o desânimo que o frio provoca é fazer exercícios indoor ou escolher horários como o meio da manhã ou da tarde, normalmente um pouco mais quente. Dessa forma você evita a hipotermia, perda excessiva do calor do corpo, um problema que pode surgir com temperaturas mais baixas.
Consulte profissionais da saúde regularmente
Para garantir uma rotina de treinos mais saudável e segura, não deixe de consultar profissionais da saúde especializados, como médicos, nutrólogos e nutricionistas para checar sua saúde periodicamente e solicitar exames necessários. Dentre os principais exames, geralmente são solicitados a perimetria e antropometria, que mede as circunferências dos membros, teste ergométrico para verificar a saúde cardiorrespiratória, a pressão arterial e o ritmo cardíaco, glicemia em jejum para medir a quantidade de açúcar há no sangue, colesterol total e frações para verificar a quantidade de colesterol no organismo, triglicérides e outros tipos de gorduras, T3, T4 livre e TSH, para checar a produção de hormônios, saúde da tireoide e possíveis dores articulares e musculares, eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma para checar a saúde cardiovascular.
Pronto, seguindo essas dicas você já pode malhar com segurança no outono. Mas lembre-se: para garantir sua saúde e bem-estar, e atingir nos treinos um bom desempenho, o ideal é praticar exercícios durante todo o ano e com acompanhamento de profissionais responsáveis que tracem um plano de atividades de acordo com suas necessidades. Aqui no Aricanduva. A Smart Fit tem tudo isso para você manter a forma da melhor forma, além de lojas com tudo o que precisa para ! Vem pra cá!