Pets: Dicas que você precisa saber para adaptar o seu novo animalzinho em casa

Os pets trazem alegria para o ambiente e deixam os dias mais divertidos e repletos de fofura! Mas para tornar essa experiência que envolve novas descobertas para os pets e para os tutores muito mais leve, alguns cuidados são necessários. Para ajudar, preparamos algumas dicas que vão facilitar a adaptação de seu novo animalzinho em sua casa e preparar todos para essa chegada especial!

Iniciando o processo de adaptação

Os primeiros dias de seu novo animalzinho exigem adaptação e mudanças de vários hábitos! Cada animal possui um tipo de personalidade e podem precisar de cuidados e atenção específicos, principalmente nesse primeiro momento. A adaptação pode levar algumas semanas e separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar a tornar esse momento ainda mais fácil.

Impor limites é essencial para uma boa convivência

Assim como todos os moradores de casa, os pets também precisam de regras para uma boa convivência. Durante esses primeiros dias, você já deve impor alguns limites para que ele comece a aprender o que não pode fazer, quais são os locais de alimentação, de descanso, onde ele deve fazer suas necessidades e quais são os momentos de passeio, lazer e brincadeira com os membros da família.

Esse processo pode mudar conforme o tipo de animal, raça, idade e costumes que ele já tenha, mas em caso de dúvidas, você também pode consultar um médico veterinário comportamental que também poderá te ajudar nesses primeiros meses! E lembre-se os primeiros meses de adaptação são muito importantes para definir o comportamento do animal e a convivência com todos da casa.

Observe todos os espaços de sua casa

Como o pet ainda não conhece totalmente a casa, alguns locais como varandas, jardins ou áreas externas devem ser acessados com controle. No caso de varandas e partes mais altas do caso, ou caso você more em apartamento, invista em telas de proteção, que são ótimas para prevenir acidentes!

Nas áreas externas, verifique também se os muros estão em condições ideais de segurança e que os portões sejam resistentes e em altura ideal, prevenindo possíveis fugas de seu animal.

Cuidado redobrado com itens que podem ser prejudicais

Tome cuidado com alimentos e substância que podem ser tóxicas para o seu novo pet. Esconda itens como medicamentos, produtos de limpeza, plantas venenosas, fios elétricos e tenha cuidado redobrado com tomadas! Existem alguns alimentos que também não devem estar ao alcance, como o chocolate, que pode ser muito prejudicial.

Facilitando a convivência com animais mais velhos

Para quem já possui outros animais em casa, principalmente animais mais velhos, a dica é realizar a apresentação e adaptação do novo amiguinho sob supervisão e de forma gradual, até que todos estejam familiarizados. No início você pode ter que disponibilizar locais separados para os momentos de refeição e descanso. Sobre as refeições, esse momento pode gerar conflitos até que os animais estejam totalmente adaptados à essa nova realidade, por isso toda atenção é necessária, evitando que ambos fiquem receosos e estressados nesses primeiros dias. Alguns animais também gostam de ter o seu próprio espaço, como no caso de gatos, em que o ideal é fornecer locais de alimentação e caixas de areias únicas para cada animal, por exemplo

Adaptando o novo pet e as crianças

E se você tiver crianças em casa? Se você também tem essa dúvida, não se preocupe, pois, é absolutamente normal ficar receoso com a adaptação do novo amiguinho. O primeiro passo é conversar com a criança, especialmente crianças pequenas em casa, que o animal de estimação não é um brinquedo e por isso, também deve ser tratado com respeito e cuidado. Como nem todos os animais gostam de abraços constantes e podem reagir de forma agressiva, o ideal é que o contato deles com os pequenos seja realizado com supervisão de um adulto. Com o tempo os animais se tornam mais confiantes com crianças, permitindo interações mais constantes, e é claro, criando uma amizade especial e linda!

Não deixe de consultar o veterinário regulamente

Na dúvida, sempre busque a orientação do médico veterinário! Ele vai te dar todas as informações que você precisa saber sobre alimentação balanceada para cada fase e necessidades, brinquedos ideais, quais vacinas devem ser aplicadas e todas as orientações para garantir um ótimo estilo de vida e excelentes condições de saúde para o seu pet!

Curtiu as nossas dicas! Aproveite e não deixe de visite a Cobasi, que está localizada no Auto Shopping Aricanduva, onde você encontra tudo o que há de melhor para o seu pet.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.