Levanta a mão quem resiste a um pastel quentinho. O pastel é uma dessas guloseimas que se pode chamar de mania nacional. Aqui em São Paulo, principalmente, difundido nas feiras-livres, tornou-se o lanche preferido de muita gente. Mas você já pensou em fazer em casa o seu pastel? Preparar a massa e os recheios com seu toque pessoal? Então, anote aí as dicas que preparamos para você e, literalmente, coloque a mão na massa!
Mas… espera só um pouquinho. Antes de ir para a cozinha, que tal saber um pouco da história do pastel? Essa iguaria foi introduzida no Brasil nos anos de 1940, pelas mãos de descendentes de imigrantes japoneses e chineses como uma adaptação dos rolinhos primavera e das guiozas, populares nos países do Oriente. Ingredientes típicos, como o saquê, foram substituídos pela cachaça e a receita se espalhou de São Paulo para o resto do país.
Vamos lá? Está na hora de fazer o seu pastel.
Como preparar a massa de pastel
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo – 400 ml de água
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de sal
1 dose de aguardente
Como fazer:
- Misture bem a farinha com o sal em uma mesa ou uma vasilha e abra um buraco no meio.
- Coloque nesse buraco a água, a aguardente e o óleo e continue misturando bem a massa.
- Bata a massa, em uma superfície lisa, polvilhada de farinha, até que fique homogênea e não grude nos dedos.
- Deixe descansar por 15 minutos coberta com pano úmido ou plástico filme.
- Abra a massa e passe o rolo até a espessura mais fina que conseguir, sem que ela quebre
- Corte a massa já aberta com uma faca formando retângulos de 30 cm de altura e 10 cm de largura.
Como rechear o pastel
Agora que você já sabe como preparar o seu pastel, é hora de escolher o recheio. E aí, o que vale é o seu gosto e a sua criatividade. O pastel aceita tudo – ou quase tudo. Desde os tradicionais recheios de carne, queijo, palmito, frango ou calabresa até as combinações mais sofisticadas, como as que combinam com outros pratos como pastel de feijoada, pastel de estrogonofe ou pastel de pizza, por exemplo.
Escolheu o seu recheio? Então veja aqui como rechear o seu pastel?
Depois de cortar a massa já aberta e nas medidas certas, coloque o recheio a gosto, ocupando no máximo metade do espaço, dobre a massa e feche as bordas com a ajuda de um garfo. Quando os pastéis estiverem montados, leve o quanto antes ao óleo quente para fritar.
Utensílios para fazer pastel
Viu como é simples?
Só falta agora você conferir se tem em casa os utensílios para preparar o seu pastel. A lista é bem simples:
Rolo: é usado para abrir a massa para que ela possa ser recheada. Os mais indicados são os que são feitos de madeira ou polietileno.
Formas: ajudam a dar forma aos pasteis, facilitando o seu preparo.
Escumadeira: é uma espécie de colher grande de metal toda vazada. Ela serve para movimentar o pastel no óleo e para retirá-los depois de fritos, permitindo que o excesso de óleo caia de volta na panela.
Bandeja escorredora: é usada reservar os pastéis prontos numa espécie de tela, deixando o óleo escorrer para um recipiente coletor abaixo. Se você não possuir uma dessas pode colocar o pasteis sobe papel toalha para “secar”.
Carretilha: usada para tirar a sobra e selar a borda da massa depois de recheado. Pode ser substituída por um garfo.
Aqui no Aricanduva você encontra tudo o que precisa para fazer pastel. Desde os ingredientes da massa e dos recheios no Assai, até os utensílios necessários para você brilhar na cozinha e encantar a família e os amigos com aquele lanche especial. Venha pra cá e aproveite!