Casa sustentável: quatro dicas para criar um ambiente eco-friendly

Criar uma casa sustentável é uma alternativa que tem conquistado cada vez mais adeptos, especialmente pela economia de recursos naturais que proporciona, reduzindo os impactos no ecossistema. E para você também entrar nessa onda bastam apenas algumas pequenas atitudes, você sabia?! Veja quatro dicas que separamos para você trazer sustentabilidade para dentro da sua casa e criar um ambiente eco-friendly. O planeta agradece!

Reduza o consumo de água e energia

Um passo muito importante é reduzir a quantidade de água e energia elétrica utilizada para as atividades do dia a dia. Atitudes simples te ajudarão nessa tarefa, como aproveitar a iluminação natural, apagar as luzes ao sair de cada cômodo, retirar da tomada aparelhos que não estão sendo utilizados, reaproveitar a água utilizada na máquina de lavar roupa ou a água da chuva para lavar o chão e evitar o desperdício, não deixando a torneira aberta todo o tempo ao lavar a louça ou tomar banho.

Tá vendo? Basta apenas começar! Aos poucos você vai notar que essas práticas se tornarão rotineiras e vão te inspirar a buscar novas soluções para um dia a dia mais sustentável e consciente.

Você também pode investir em eletrônicos inteligentes que otimizam as rotinas e, na hora de comprar novos produtos, vale a pena verificar o selo Procel para identificar os mais eficientes e que consomem menos energia. Dê uma passada em nossas lojas e confira as opções de produtos econômicos e práticos que deixarão a sua casa muito mais comprometida com a preservação do nosso planeta!

Recicle o lixo de sua casa

Repensar a produção de lixo também é uma ótima forma de tonar sua casa sustentável. Por isso, prefira as embalagens em materiais recicláveis pois são desenvolvidas para o descarte correto e a reutilização que minimiza os impactos na natureza, gerando empregos e movimentando a economia circular.

Se em seu bairro houver coleta seletiva, essa é uma ótima forma de destinar o lixo produzido em casa. Mas se este serviço não estiver disponível, você pode procurar os Pontos de Entrega Voluntária de resíduos que são oferecidos pelas prefeituras, supermercados ou outros estabelecimentos, os chamados ecopontos, onde você pode descartar resíduos de construção civil, móveis antigos, folhagem, pequenos galhos, vidro, papel, alumínio e plástico.  O importante é manter em casa ao menos dois tipos de lixeira: uma para recicláveis, como latas, vidros e embalagens de papelão, e outro para materiais orgânicos.

Outra ideia é utilizar talos, cascas e restos de comida para adubar as suas plantas. Com isso, você contribuirá para reduzir a quantidade de detritos jogados nos lixões ou dispersos pela natureza.

Cultive plantas em casa

As plantas são ótimas opções para ornamentar a casa, deixar o ambiente mais tranquilo e purificar o ar. Existem diversas variedades de plantas que você pode manter em casa, inclusive

espécies perfeitas para quem tem pets em casa, sem expô-los a perigos e riscos de intoxicação.

Você também pode utilizar embalagens como latas, potes e garrafas PETS para cultivar uma horta caseira. Invista em especiarias, como salsinha, manjericão, hortelã e alecrim que proporcionam uma atividade bem fácil e relaxante e vão bem com várias receitas!

Doe o que não precisa

Para um dia a dia mais sustentável, coloque em sua meta novos hábitos que evitem o acúmulo de coisas que você não precisa mais em casa. Podem ser roupas em bom estado, móveis que perderam a função ou que decidiu substituir e todo tipo de objeto que pode não ter uso para você, mas ser útil para alguém. São atitudes que ajudarão a tornar a sua casa um ambiente eco-friendly e contribuirão para um mundo melhor!

Gostou das nossas dicas? Lembre-se de que são pequenos passos que podem ser realizados aos poucos e que o importante é acreditar que mudanças são possíveis de serem feitas!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.