Harmonização de vinhos: como escolher a bebida ideal para combinar com seu cardápio

Seja no almoço ou no jantar, uma bebida que é sempre uma boa escolha para acompanhar o cardápio é o vinho.

Apesar disso, uma grande dúvida que as pessoas enfrentam é em relação à harmonização de vinhos com os diferentes tipos de prato. Então, se você não sabe como combinar os aromas, texturas e sabores para transformar seu cardápio e criar uma experiência gastronômica completa, confira as nossas dicas.

Harmonização de vinhos com massas

A definição dos pratos de comida deve ser feita antes de escolher o vinho, já que a harmonização dependerá muito do tipo de molho que acompanhará a massa.

Uma ótima opção para harmonização de vinhos com massas com molho de tomate ou com carne vermelha são os vinhos tintos mais encorpados.

Se a escolha do seu cardápio incluir molho branco ou pesto, aposte em vinho branco para acompanhar o prato.

Mas, se você é daqueles que não abre mão de molhos com frutos do mar, o vinho rosé trará a harmonia perfeita entre os sabores.

Harmonização de vinhos com carnes

Se os pratos do seu cardápio incluem carnes, há algumas opções certeiras de harmonização de vinhos para você escolher.

Carnes mais suculentas como filé mignon ou contrafilé combinam bem com vinho tinto. No entanto, se sua preferência for por carnes como lagarto ou costela que costumam ser servidos com molho, é preciso atentar-se à esse complemento para a escolha do vinho.

Molhos de carnes mais apimentados ou agridoces combinam com vinhos brancos e molhos mais amanteigados ou com queijo podem ser servidos com vinho tinto.

Harmonização de vinhos com peixes

A harmonização de vinhos mais comum para peixes e frutos do mar são os vinhos brancos.

Para um cardápio com peixes mais delicados como linguado ou tilápia, invista em um vinho com toque mais cítrico. Já se sua escolha for peixes com sabor um pouco mais marcante ou carmudos, como truta, bagre, bacalhau ou salmão, aposte em vinhos de corpo médio.

Espumantes também podem ser uma boa escolha para combinar com peixes mais fortes como anchova e sardinha e, se seu cardápio incluir comidas com vários frutos do mar como moqueca, você também pode optar por um vinho tinto mais leve.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.