Dia Mundial sem Carne: o desafio de comer verduras e legumes?

Você já pensou em aceitar o desafio de não comer carnes? Pois é, cada vez mais, cresce em todo o mundo o número de pessoas que adere à comida vegetariana. E não foi por acaso que, em 1985, nos Estados Unidos, a ONG FARM lançou um movimento que acabou se transformando no Dia Mundial Sem Carne, comemorado desde então em 20 de março.

É nessa data que instituições no mundo todo promovem ações para demostrar os benefícios de uma alimentação sem carne animal, não só para a saúde das pessoas, como também para a saúde do planeta. Um dia sem carne significa 14 Kg a menos na emissão de CO2 na atmosfera; 7 kg de grãos que deixam de ser usados como ração para animais e 3400 litros de água poupados por pessoa. Está disposto a tentar? Então veja aqui algumas dicas que preparamos para você balancear as refeições de um dia sem carne.

Como preparar legumes e verduras

Legumes e verduras são alimentos essenciais pois ajudam na reposição de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo. Só para dar alguns exemplos, cenouras são ricas em vitaminas A e C e potássio; berinjelas contêm vitaminas C, B1 e B2, além de proteínas, cálcio e fósforo; tomates possuem vitamina C, potássio, fósforo, sódio, cálcio, fibras, magnésio e licopeno.

Para te ajudar a incluir mais legumes e verduras nas refeições, listamos alguns cuidados para armazenar, limpar e prepará-los da melhor forma:

– Assim que chegar das compras, higienize os produtos. Mergulhe verduras e legumes em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (a mesma água sanitária que utilizamos para limpeza), e deixe durante 15 minutos. Em seguida, lave em água corrente, para eliminar o desinfetante. Para as raízes, como batatas, utilize uma escovinha para retirar resíduos de terra;

– Após a higienização, guarde em saco plástico. Os gavetões de baixo da geladeira são os mais indicados para guardá-los porque estão mais longe do congelador, garantindo que não queimem com o frio excessivo. As sobras de legumes e vegetais podem ser armazenadas por até cinco dias.

Café da manhã sem carne

Para muitos, o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Portanto, é preciso ser sempre consistente. Mas não se preocupe, não é difícil substituir o presunto ou o peito de peru com que você está acostumado. Ovos quentes ou mexidos, iogurte com frutas e grãos, queijo curado ou queijo coalho são uma boa opção para os vegetarianos. Já os veganos, podem apostar em um tofu com sementes de abóbora ou um milkshake diferente, com leite de amêndoas e uma fruta à escolha. Geleias de frutas caem sempre bem para dar um gosto especial aquele pãozinho.

Almoço sem carne

Um almoço sem carne pode ser saboroso e nutritivo. Que tal experimentar essa receita especial, um Penne ratatouille, que preparamos para você

O que precisa:
1 pacote de penne
200 g de abobrinha em cubos
200 g de berinjela em cubos
200 g de pimentão vermelho em cubos
200 g de pimentão amarelo em cubos
200 g de tomate em cubos
100 g de cebola em cubos
2 dentes de alho picados
50 ml de azeite
Sal e pimenta a gosto
Ervas a gosto (alecrim, tomilho, manjericão)

Como fazer:
– Por 1 minuto, refogue no azeite a cebola e o alho.
– Em seguida, acrescente a berinjela, abobrinha, os pimentões e por último o tomate. Mexa por aproximadamente 5 minutos.
– Tempere a gosto com sal, pimenta e as ervas frescas.
– Cozinhe a massa até ficar “al dente”. Em seguida, misture o penne ao refogado das verduras e sirva.

Jantar sem carne

Uma refeição mais leve é o indicado para fechar o seu dia, não é mesmo? Então, veja aqui essa empadinha de legumes que você com certeza vai amar.

O que precisa:

Massa
500 g de biscoito cream cracker triturado
200 g de margarina gelada em cubinhos
2 ovos
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de água gelada
1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado

Recheio
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola (picada)
1 cenoura (ralada)
300 g de palmito (picados)
1 pimentão (picado)
1 tomate (picado)
Sal a gosto
Orégano a gosto
Cebolinha

Como fazer:
– Comece com a massa. Em uma tigela, misture o cream cracker triturado, a margarina, os ovos, o sal e a água gelada;
– Amasse até formar uma massa lisa e unificada. Depois, embrulhe a massa em plástico filme e deixe na geladeira por uma hora;
– Para o recheio, aqueça uma panela com o azeite, a cebola, a cenoura, o palmito, o pimentão, o tomate, o sal e orégano e refogue por 5 minutos;
– Em forminhas de empada, coloque a massa e vá apertando com os dedos. Depois coloque o recheio em cada uma e polvilhe o queijo ralado e pequenos pedacinhos de cebolinha;
– Coloque as empadinhas em uma fôrma grande e leve ao forno preaquecido a 180º C, por 20 minutos, ou até dourar o topo.
– Retire as empadas das forminhas e sirva!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.