Delícias de inverno: como harmonizar queijos, frutas e vinhos

Sejam frescas ou secas, as frutas são uma ótima combinação para acrescentar a uma noite de queijos e vinhos. É um hábito comum em países da Europa, como Portugal, Alemanha e França.

Acrescentar as frutas a uma tábua de queijos vai além de limpar o paladar entre um petisco e outro. Por vários sabores adocicados, intensos e refrescantes, as frutas também proporcionam um harmonização perfeitos com as diferentes opções que o mercado queijeiro oferece. E é claro, a harmonização com vinhos proporciona uma experiência gastronômica inesquecível.

Vem com a gente e confira as dicas que preparamos para você e inspire-se nessa ideia!

Frutas e vinhos para harmonizar com Camembert e Brie

Por possuírem sabor mais suave e leve, os chamados queijos de mofo branco, como o Camembert e Brie, são os que têm a famonização mas fácil com as frutas. Uma boa combinação são o mirtilo e frutas vermelhas como o morango e a amora. Para a escolha dos vinhos, tanto o Brie como o Camembert podem ser harmonizados muito bem com vinhos brancos mais encorpados e que apresentem boa acidez. A dica para impressionar seus convidados é escolher vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay ou tintos leves como Pinot Noir, Gamay ou Tempranillo.

Frutas e vinhos para harmonizar com queijos maturados

Os queijos maturados são caracterizados pelo seu sabor mais intenso. Alguns exemplos dessa categoria são o Parmesão, o Emmental e o Suíço. As frutas mais indicadas para dividir com ele o paladar são o figo e as uvas de todas as espécies. Ao falar na harmonização com vinhos, prefira opções como os brancos encorpados, dentre eles o Chardonnay com passagem por barrica, vinhos tintos leves, como Pinot Noir e os tintos frutados de corpo médio, como Cabernet Sauvignon Syrah e Merlot, por exemplo.

An appetizing breakfast platter featuring a variety of cheeses, cold cuts, fruits, and bread, elegantly arranged on a wooden board, perfect for a hearty morning meal.

Frutas e vinhos para harmonizar com o queijo azul

O queijo azul possui um sabor picante e encorpado. Isso o faz basante diferenciado na harmonização, privilegiando as frutas secas, como figo turco seco, passas, ameixa sem caroço e damasco. Para a harmonização com vinhos, a dica é trazer à mesa opções que possam trazer contraste ao sabor salgado e encorpado dos queijos azuis, como espumantes aromáticos, brancos frutados, vinhos licorosos ou passito.

Ficou com água na boca? Mas além dos queijos, do vinho e das frutas, você pode complementar a sua tábua de guloseimas para os dias frios com embutidos fatiados, torradas, pães variados, patês, azeitonas, mel e geleias de todos os sabores, que proporcionam uma experiência ainda mais completa. É só pensar no que agrada o seu paladar e soltar a imaginação.

Ah, e temos uma novidade para você: agora aqui no Aricanduva você conta com o X Supermercado e com o Assaí Atacadista, onde você encontra todos os ingredientes que precisa para preparar a sua tabua de queijos e frutas, além de uma cartela de vinhos com rótulos selecionados para esquentar suas noites de inverno. Aqui você também conta com diversas lojas com itens de mesa, como tábuas, talheres, taças e itens decorativos, para impressionar seus convidados e proporcionar uma recepção inesquecível. Vem pra cá e confira!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.