Ventilador, climatizador ou ar-condicionado? O que escolher para sua casa

A mudanças climáticas já não são mais apenas uma preocupação de cientistas e ambientalistas. O inverno paulistano foi o mais quente de todos os tempos. E as previsões para o verão são de um calor bem acima da média também.  Portanto, prevenir-se é o melhor caminho. Mas qual a melhor alternativa para refrescar sua casa nesses dias quentes que estão vindo por aí? Ventilador, climatizador ou ar-condicionado?

Cada caso é um caso. E na hora de fazer a escolha considerar alguns pontos como o tamanho do seu orçamento, as condições de instalação do imóvel e o impacto na conta de luz precisam ser considerados. Mas você sabe as diferenças entre esses aparelhos? Para te ajudar a tomar uma decisão preparamos aqui um guia com as principais diferenças de cada um. Anote aí, veja o que é melhor para sua casa e vem pro Aricanduva.

ai generated illustration portable air conditioner at living hall

Características do climatizador

O climatizador tem como função principal reduzir a temperatura ambiente e melhorar a circulação do ar. Isso ocorre, quando as pás internas do aparelho puxam o ar quente para seu interior e a água armazenada no reservatório refresca este ar que é novamente lançado ao ambiente a uma temperatura mais baixa. A potência é variável, mas pode-se dizer que em média esse processo consegue reduzir de 10 a 12 graus centígrados a temperatura no local em que está instalado.

Umedecer o ar ambiente é sem dúvidas o principal benefício do climatizador. Isso é ainda mais importante porque, quando o clima fica muito quente, a umidade relativa do ar diminui e o tempo fica mais seco, o que prejudica a saúde das pessoas e afeta principalmente a quem tem problemas respiratórios, crianças e idosos em particular.

O climatizador consegue não só umedecer o ar, mas também resfriá-lo proporcionando mais conforto. E, como o sistema de filtragem e resfriamento é interno, ele pode ser levado para qualquer lugar sem maiores problemas. E não tem custo de instalação. Alguns modelos inclusive possuem rodinhas que facilitam o deslocamento.

O custo-benefício desse produto é bastante interessante e o preço bem acessível. Não exige também grandes despesas com manutenção já que são aparelhos resistentes. O único componente que precisa ser trocado é a colmeia de celulose, na frequência indicada pelo fabricante.

air conditioning unit

Características do ar-condicionado

Embora o objetivo de resfriar o ar seja o mesmo do climatizador, a operação do ar-condicionado é muito mais complexa. Esses aparelhos absorvem o ar quente que passa por uma serpentina onde entra em contato com gás ou fluido refrigerante, num processo conhecido como troca de calor, devolvendo em seguida o ar frio de volta ao ambiente,

Diferentemente do climatizador, o ar-condicionado permite um maior controle e a manutenção de uma temperatura constante no cômodo, além da regulagem da velocidade e do ângulo de saída do ar. Funções como timer e sleep tornam a operação mais prática e confortável. Mas o impacto na conta de luz também é mais salgado.

Embora existam diversas opções de marca e modelos, os preços são mais elevados. Ao adquirir é preciso medir a capacidade do aparelho, medida em BTUs, em relação ao tamanho do cômodo a ser refrigerado. Além disso, exceto para os aparelhos portáteis, há a necessidade de contratação de técnicos especializados para fazer a instalação e verificar a capacidade da rede elétrica do imóvel para suportar o funcionamento. Vale lembrar, inclusive, que em alguns prédios antigos, essa instalação não é permitida.

Young woman sitting at home in front of a fan escaping from the summer heat. Back view shot, no face

Características do ventilador

Os ventiladores, aparelhos mais tradicionais, têm na variedade de tamanho e potência um de seus diferenciais.  Existem no mercado modelos de teto, de parede, de torre, de mesa entre outros. E podem ser instalados com bons resultados em qualquer ambiente. A mecânica dos ventiladores é bem simples: as pás ou hélices movimentam o ar com a potência do motor, fazendo-o circular com mais velocidade, melhorando a sensação térmica do entorno. Assim, a capacidade de redução de temperatura fica em média em 3ºC.

A variedade de fabricantes criou uma competição intensa que beneficia o consumidor final. Diversas opções de modelos fazem com que os ventiladores cheguem ao mercado com preços bem em conta. Que tipo escolher vai depender do ambiente onde o aparelho será usado. O quarto, a sala, a cozinha, o local de instalação é que vai determinar qual opção comprar. E um ponto bem importante: praticamente não existem despesas de manutenção, já que a única necessidade é manter-se as pás ou hélices sempre limpas.

Tomou sua decisão? Que bom! Você já pode preparar-se então para refrescar sua casa no verão que vem por aí. Aqui no Aricanduva temos diversas lojas com as melhores opções de marcas, modelos, com tecnologias de ponta, além de preços que podem caber no bolso. Só vem!

.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.