Passo a passo para planejar a reforma da sua casa

Reformar a casa costuma ser um processo de muito estresse para algumas pessoas. No entanto, é possível fazer do seu lar o lugar dos seus sonhos com uma reforma residencial bem-organizada. Para isso, basta planejar sua reforma com cuidado e antecedência.

Confira nosso passo a passo e saiba como se organizar na hora de reformar sua casa para que tudo ocorra de forma prática e sem atropelos.

Tenha em mente o objetivo da sua reforma

Seja para corrigir problemas na estrutura, aumentar o espaço ou até mesmo para que a arquitetura fique de acordo com seu gosto, definir qual é o objetivo e um passo fundamental no planejamento.

Após definir esses detalhes, você também deve se atentar

  • Escolha dos profissionais: ao definir os profissionais que serão responsáveis pela execução do projeto, você deve se atentar a diversos cuidados para evitar dores de cabeça ao longo da obra, dentre eles: o tempo de experiência, portfólio de serviços realizados e indicação de outras pessoas que já tenham contratado o serviço anteriormente.
  • Verifique necessidades de mudanças: durante o planejamento, é necessário checar o real impacto para os moradores. Em alguns casos, é necessária uma mudança temporária para que a família não seja afetada pelo andamento da obra e vice-e-versa. Coloque esse detalhe no papel também!
  • Redobre o cuidado com os materiais de segurança e acabamento: durante o projeto, produtos de segurança como cabos elétricos, conduites e disjuntores, além de tintas e texturas, garantem um visual mais refinado, qualidade no acabamento e segurança para o espaço. Durante a execução do projeto, certifique-se de que não haverá a troca por produtos de menor qualidade e que comprometam todo o projeto.
  • Verifique o que precisa ser feito antes da obra: existem uma variedade de serviços que precisam ser realizados antes da execução do projeto, especialmente que envolvem a parte elétrica, hidráulica e estrutural. Não deixe de considerar esses serviços no prazo final e orçamento do projeto.
  • Tenha uma reserva de emergência: o ideal é manter cerca de 30% do valor total previsto para os imprevistos que surgem no meio do caminho, como aquisição de novos materiais, por exemplo.

Financiamento para execução da obra

Uma alternativa para a execução da obra é optar pelo financiamento para construção. Esse tipo de serviço de crédito é destinado especificamente para quem precisa construir ou reformar e, normalmente, tem uma margem de cobertura de até 80% do custo total da construção, com exceção a mão de obra.

Dentre as principais vantagens dessa linha de crédito, podemos citar:

  • possibilidade de executar a obra sem interrupções: imprevistos podem ocorrer durante a obra, como materiais de construção que podem acabar antes da data prevista, por exemplo. Como o financiamento abrange uma excelente porcentagem do custo, você possui uma segurança financeira maior para prosseguir com a obra com mais tranquilidade;
  • maior prazo para pagamento: essa linha de crédito permite prazos mais longos para pagamentos. Vários bancos possibilitam o pagamento em até 54 vezes, mas é sempre recomendável verificar quais possibilidades de negociação a instituição financeira pode oferecer, de acordo com o seu perfil e necessidades.
  • Taxa de juros mais competitiva: os juros para essa modalidade de crédito giram em torno de 1,5 a 2,5% ao mês. Para comparação, empréstimos convencionais podem girar em torno de 4%, por exemplo.

No entanto, alguns cuidados também merecem a sua atenção antes de decidir pelo financiamento para a reforma da sua casa, sendo as principais desvantagens:

  • O valor concedido pode variar conforme o score de crédito: quanto melhor o seu histórico de crédito no mercado, melhores serão as condições de crédito e negociação. Por isso, essa modalidade pode não ser vantajosa para clientes que não possuem um score tão em alta. Uma forma de aumentar o score é sempre manter todos os pagamentos sempre em dia.
  • Descontrole financeiro: se o crédito for solicitado sem o devido planejamento financeiro, pode haver o desequilíbrio de todo o orçamento familiar. Por isso, é importante certificar-se se o valor das parcelas estará dentro do controle, evitando o endividamento e o comprometimento do rendimento familiar.
  • Restrição do uso do crédito: como citamos anteriormente, crédito liberado abrange apenas os custos para os materiais necessário para a reforma, excluindo a mão de obra dos serviços. Lembre-se que nem todas as modalidades incluem itens de decoração e utensílios domésticos.

Uma alternativa é optar pelo Construcard, um cartão emitido pela Caixa Econômica Federal, e que permite a obtenção de linha de crédito com menor burocracia, prazos mais confortáveis para pagamento, mas com juros de a partir de 2,5% ao mês. Para solicitá-lo, basta ir até uma agência da Caixa com os seus documentos pessoais e comprovantes de renda e residência.

Defina o orçamento da reforma

Com o objetivo da reforma da sua casa em mente, defina o orçamento, o valor máximo que você pode gastar.

A partir disso, é possível fazer um levantamento de preços de todos os materiais e equipamentos e da mão-de-obra necessária. Isso vai garantir que você escolha os fornecedores mais adequados e evite pagar a mais do que pode por produtos ou serviços.

Esse levantamento é importante também para você acompanhar os gastos e verificar se seu saldo disponível conseguirá cobrir toda a reforma, evitando que um problema no orçamento apareça no decorrer da obra e parte do que foi planejado não possa ser executado.

Crie um cronograma para as tarefas

Finalizar uma reforma dentro do prazo estimado parece ser quase impossível. No entanto, a organização de um cronograma é a solução mais prática para solucionar esse problema.

Ao planejar sua reforma, faça uma lista com todas as tarefas que você precisará fazer para completar a reforma da sua casa e defina quais os passos para que cada uma dessas etapas seja cumprida dentro do prazo.

Coloque em seu cronograma desde a compra dos materiais até a escolha dos móveis planejados e a previsão de entrega dos produtos. Dessa forma, você conseguirá se planejar com antecedência para que todos os prazos sejam respeitados e sua reforma seja finalizada dentro do prazo esperado.

Cuidados para tomar durante a reforma

Reserve um espaço para armazenar com segurança todos os materiais que vai usar na reforma, e garanta que o acesso a eles seja fácil para simplificar o trabalho. Guarde seus móveis ou os cubra de forma segura para evitar que sofram algum dano ao reformar sua casa.

É importante também que você ou alguém de sua confiança acompanhe toda a reforma de perto, checando os prazos estipulados no cronograma e verificando se o resultado de cada etapa está de acordo com o esperado.

Ao final da reforma, garanta que a limpeza seja feita de forma correta, evitando rejuntes ou respingos de tinta onde não deveria ter. Na hora da faxina geral, dê preferência por itens e produtos de limpeza adequados e que evitem manchas. Isso é muito importante para evitar danos na reforma.  Verifique o tempo de secagem indicado na embalagem para dar continuidade na limpeza. Não deixe de manter o cuidado redobrado ao realocar os móveis no lugar, evitando danos na pintura, além de riscos na parede e pisos.

Gostou de nossas dicas? Siga nosso passo a passo e organize sua reforma de maneira muito mais prática! Aqui no Interlar Aricanduva você encontra especialistas em móveis planejados que vão ajudar a dar mais funcionalidade a todos os espaços, com conforto e beleza. Na C&C e Sodimac Dicico, você encontra tudo para reformar, ampliar ou construir a sua casa.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.