Difícil encontrar alguém que nunca teve dificuldades em achar uma peça específica em um guarda-roupa bagunçado. Mesmo em móveis espaçosos, é comum haver certa desorganização. Para ajudar a resolver esse problema, há profissionais especializados em pôr ordem onde não há.
É o caso de Antoniele Fagundes, fundadora da empresa de consultoria em organização Governess e autora do livro “Sua Casa – Estilo de vida, organização e decoração”, da editora Chiado. Segundo a profissional, casa organizada é aquela em que ganhamos consciência de tudo o que temos – e por que temos. Para isso, dois conceitos são fundamentais: desapego e definição de um lugar certo para tudo. Quer aprender como fazer isso? Confira abaixo as dicas preciosas de Antoniele de como organizar armários, closets e brinquedos.
Despensa ou cozinha
Aqui, o uso de potes é essencial. Eles são excelentes opções para guardar alimentos consumidos com frequência, como arroz, farinha e açúcar. Para mantimentos consumidos eventualmente, é aconselhável colar uma etiqueta informando o prazo de validade dos produtos embaixo do pote. Esses recipientes devem ter selo de qualidade comprovada e boa vedação.
O ideal é que sejam todos do mesmo modelo, e de preferência quadrados ou retangulares, que otimizam o espaço. E quanto ao tamanho, nada de adquirir potes enormes, que cabem de tudo: quem sempre compra arroz em sacos de 2kg, por exemplo, deve acomodar o alimento em um pote de 2kg, nem maior nem menor. Os sacos de estoque de mantimento podem ficar atrás de seus respectivos potes. Lembrando que é preciso seguir as orientações de armazenamento dos alimentos, como a boa ventilação do ambiente.
Copa e sala de jantar
A especialista indica que o melhor local para guardar louças é próximo ao local onde elas serão usadas, como por exemplo na copa ou na sala de jantar. Talheres devem ser guardados em gavetas, de preferência com divisórias.
Lavanderia ou área de serviço
Ter uma rotina com dias determinados para lavar e passar roupas facilita a organização. O ideal é ter um cesto para roupas sujas no banheiro e outro na área de serviço. Separe-as em três grupos para lavar: claras, coloridas e peças que devem ser lavadas à mão. Quando limpas, roupas de cama e de banho podem ser guardadas em um armário específico para esse tipo de peça ou nos espaços em que serão utilizadas.
Closets ou guarda-roupas
Decidir que peça deve ficar em cada parte do guarda-roupa pode ser uma tarefa ainda mais difícil para quem não tem ideia de como organizar armários. Antoniele explica que, em geral, esses móveis são compostos por maleiros, cabideiros, prateleiras e gavetas e cada parte é adequada para determinados tipos de peças.
A parte superior do móvel, o maleiro, é ideal para acomodar malas e bolsas, e também caixas e artigos de pouco uso. Abaixo dele está o cabideiro superior, e nos cabides devem ficar roupas de tecidos que amarrotam ou que se danificam se dobrados, como vestidos de festa, camisas sociais e roupas de seda, além de casacos. Já os cabideiros inferiores são feitos para acomodar calças, saias e bermudas. Cabideiros que ocupam as duas metades do armário são indicados para roupas compridas, como vestidos longos e sobretudo.
As prateleiras são versáteis e podem acomodar desde bolsas, sapatos e roupas dobradas a caixas organizadoras. Já as gavetas são fundamentais para acomodar itens pequenos, mas podem limitar o espaço ou encarecer o projeto de um guarda-roupa feito sob medida. Por isso, Antoniele recomenda o uso de apenas cinco gavetas, sendo a primeira com fechadura, para joias e bijuterias. A segunda pode acomodar roupas íntimas, e a terceira deve acomodar meias, faixas e cintos. A quarta gaveta pode servir para roupa de ginástica e também shorts e saias jeans ou de outro tecido grosso. A última seria para os pijamas.
Distribuir as roupas em seus espaços antes de dobrá-las, separadas por montes, ajuda a ter noção do tamanho que as dobras precisarão ter para que tudo caiba de maneira organizada em seus lugares. A melhor dobra é aquela que não danifica a roupa, deixa o armário bonito e não dá trabalho. E lembre-se: organização é um hábito.
Agora que você já sabe como organizar armários, gavetas e closets, veja aqui no blog outras dicas de como renovar a aparência dos ambientes com pequenas mudanças.