Como gatifcar os ambientes da sua casa

Você sabe o que significa gatificação? A palavra não consta no dicionário e é um neologismo que significa nada mais, nada menos que colocar superfícies verticalizadas em sua casa para o seu gatinho subir e se divertir. É uma forma de deixar os ambientes mais convidativos e com mais opções de espaços para os bichanos. 

Apesar da fama de ser um animal facilmente adaptável ao ambiente, faz parte da natureza dos gatos arranhar, subir em árvores e lugares mais altos para estar sempre com uma visão melhor de seus predadores e de suas caças. Por isso, vivem subindo em cima de geladeiras, mesas, pias, armários, estantes, enfim, qualquer superfície mais alta que eles encontrarem. Com a gatificação, a ideia é que eles prestem mais atenção nas estruturas feitas especialmente para eles, deixando de lado os móveis e eletrodomésticos da casa. 

Como fazer a gatificação perfeita para seus gatinhos?

Na hora de gatificar é importante observar os gostos e a personalidade de cada animal. Ele gosta mais de deitar em superfícies abertas ou em espaços que formam uma cabaninha? Preferem arranhadores horizontais ou verticais? Gostam de subir bem alto ou são mais preguiçosos e preferem ficar mais embaixo? Leve essas repostas em consideração ao montar o espaço. 

Você pode usar prateleiras, caixotes, tábuas e redes entre outros objetos para criar tocas, pontes e nichos. Uma ideia bacana é fazer aberturas e passagens de uma estrutura para a outra. Caso você tenha mais de um gato em casa, é importante ter um caminho para subir e outro para descer, pois se você cria apenas um caminho para ir e voltar, pode haver brigas entre os bichanos. 

Quais são os cuidados na hora de gatificar o espaço?

Foto: Reprodução Pinterest/blog Hausphanter

Caso você não tenha a intenção de contratar profissionais que vão instalar estruturas feitas especialmente para os gatos, você pode fazer sozinho com material encontrado em petshops e lojas de construção. Mas, neste caso, é importante tomar cuidado! Não use materiais escorregadios, se o gato tentar pular e escorregar, as chances dele voltar a subir são pequenas. Procure comprar prateleiras que aguentem um pouco mais do que o peso dos bichinhos, para evitar quedas e outros acidentes. 

Qual o melhor espaço da casa para gatificar?

Foto: Reprodução Pinterest/La RoOteria

Ao contrário do que muitos pensam, gatos gostam de ficar perto de nós, humanos. Alguns são mais apegados e querem ficar grudados, enquanto para outros estar só no mesmo ambiente já basta. Por isso, o melhor espaço para fazer a gatificação é aquele em que você fica com mais frequência. Por exemplo: sala de tv, quarto ou escritório.

Benefícios da gatificação para os gatos 

Foto: Reprodução Pinterest

Além de divertir os gatos, com a possibilidade de escalar lugares mais altos, o que eles tanto gostam, a gatificação é uma ótima forma deles se exercitarem. Você pode usar brinquedos para estimular a subida ou até mesmo colocar os potinhos de ração em um lugar mais alto. O esforço de subir já vai reduzir o estresse, a ansiedade e combater a obesidade. Isso é muito importante, principalmente para gatos criados 100% dentro de casa. 

Por fim, a gatificação pode até mesmo virar parte da decoração da sua casa. Entre os espaços para os bichinhos você pode adicionar nichos para guardar seus livros e colocar objetos de decoração. No Shopping Aricanduva e nas lojas do Interlar Aricanduva você encontra prateleiras, objetos e tudo o que você precisa para o seu gatinho na Cobasi, Sodimac Dicico, C&C, Niazi Chohfi, Le Biscuit, Dupari e Lojas Americanas

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.