Chuveiro elétrico: como limpar e garantir banho quente por mais tempo

Muito popular nas casas de todo o país, o chuveiro elétrico é a certeza de um banho quente e relaxante. Mas, devido ao uso contínuo, é natural que esse aparelho necessite de uma manutenção periódica, para assegurar o seu bom funcionamento. Você sabe o que fazer para aumentar sua eficiência e durabilidade? Veja aqui as nossas dicas.

Por que limpar o chuveiro elétrico?

A sujeira é o fator principal que pode provocar o desgaste prematuro do chuveiro elétrico, já que ela se acumula ao longo do tempo. Por isso, ao menos uma vez a cada três meses, na hora de limpar o banheiro da sua casa, é recomendado se atentar também à limpeza do chuveiro.

Não é apenas uma questão de manter a boa aparência. A limpeza regular do chuveiro elétrico evita o aquecimento excessivo e a queima da resistência, garantindo a vida útil do produto. Os técnicos advertem, inclusive, que qualquer resíduo pode comprometer não apenas o bom funcionamento da parte elétrica, mas também afetar a parte hidráulica.

Como limpar o chuveiro elétrico?

Não é tarefa complicada limpar o chuveiro elétrico. Muito pelo contrário. Para a parte externa, é recomendado o uso de um pano macio com sabão neutro nas áreas em que não há conexão direta com os fios. Isso vale tanto para os aparelhos metálicos como para os que são fabricados em plástico. Nos dois casos, é importante não utilizar jamais produtos abrasivos que podem danificar as superfícies.

Para a limpeza da parte interna, o procedimento varia de acordo com o modelo. Alguns chuveiros permitem a retirada do espalhador, aquela parte que tem os furinhos para distribuir a água. Neste caso, basta retirar essa peça e utilizar uma escova com cerdas macias para retirar a sujeira. Já os modelos que são selados, além da escovar suavemente, você pode usar um palito ou alfinete para desentupir um ou outro furinho que esteja reduzindo o fluxo de água.

Existem chuveiros disponíveis no mercado que já contam com uma tela filtro, o que evita a entrada de resíduos. Mas, mesmo assim, é necessário limpar o aparelho duas vezes ao ano ou quando notar a diminuição do fluxo de água.

Cuidados para limpar o chuveiro elétrico

Isso é o mais importante: para garantir a sua segurança e evitar qualquer risco de acidente, é indispensável que, antes de começar a manutenção do chuveiro, você desligue a energia elétrica do banheiro. E, sempre que possível, use luvas ao realizar o trabalho. É recomendado também que você consulte o manual do fabricante para saber de informações específicas do modelo que tem em casa.

Agora que você já sabe como aplicar essas dicas em seu dia a dia, não esqueça aqui no Interlar Aricanduva você contra com dois home centers com uma enorme de variedade de chuveiros e produtos para um banho ainda mais confortável. Venha nos visitar!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.