05 dicas para deixar a casa mais fresca

Com a chegada do verão os dias quentes ficam implacáveis e para quem não tem ou quer diminuir o uso do ar condicionado, nós trouxemos cinco práticas que irão te ajudar a deixar a sua casa mais fresca e aconchegante para os dias de verão.

Confira:

1. Tenha plantas em casa

As plantas ajudam a manter a umidade do ambiente e dão uma sensação mais agradável, sem tanta oscilação da temperatura durante o dia. Além disso, elas podem criar sombras em casa e assim, combater a incidência dos raios solares.

Olha só algumas espécies de plantas que refrescam o ambiente:

Dracena: é indicada para ambientes com poucas aberturas, já que cresce melhor em ambientes com baixa iluminação;

Espada de São Jorge: resistente e durável, ela sobrevive a ambientes extremos, seja de calor ou de frio;

Samambaia: excelente opção para casas e apartamentos pequenos, já que pode ser pendurada no topo da parede;

Lírio da Paz: além de ser uma flor que chama atenção pela sua beleza e purifica o ar, ela também se destaca pela excelente absorção de fumaça de cigarro.

2. Fique atento a sua iluminação

Nem todos sabem mas a iluminação pode sim deixar a casa mais “fresca”. Se você ainda tiver lâmpadas incandescentes em casa é hora de trocá-las. Além de esquentarem demais, elas gastam mais energia. Você pode substituí-las por lâmpadas fluorescentes, que esquentam menos, ou as de LED, que são frias e ainda recicláveis. Estas duas ainda são bem mais econômicas.

3. Use tecidos naturais

Tecidos leves e naturais respiram melhor e permanecem mais frescos. Cubra sofás e poltronas com capas e tecidos de materiais como algodão e linho e remova os tapetes ou substitua-os por versões mais finas, que usam corda, palha ou fibras de algodão. As cortinas também devem ser de tecidos leves e vazados, permitindo que entre vento na casa.

4. Umedeça o ar

Além das plantas, é possível umidificar o ar com uma medida simples. Basta colocar recipientes cheios de água fresca pelos ambientes da casa. Eles podem ficar embaixo do sofá ou da cama para não correr o risco de tropeços. E não se esqueça de trocar a água dos recipientes de 2 a 3x ao dia, para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Além disso, é recomendado que antes da reutilização do mesmo, seja realizada a lavagem com água e sabão, pois mesmo com a substituição da água, alguns ovos podem permanecer nos cantos dos recipientes.

Outra opção é espalhar toalhas de banho úmidas pela casa. Além disso, é possível trazer mais frescor ainda para o ambiente se você colocar uma garrafa de água gelada em frente a um ventilador ligado. Isso vai ajudar a circular o ar frio.

5. Evite a entrada da luz solar direta

Por último, mas não menos importante:  mantenha as cortinas fechadas. Essa medida ajuda a evitar que os raios solares batam diretamente nos cômodos. Cortinas com blecaute podem ser ótimas aliadas para isso, desde que você deixe a parte branca virada para o lado de fora, fazendo com que o calor será refletido para o exterior. Outra opção é colocar películas de controle solar refletivas nos vidros das janelas. Também é importante que os móveis não fiquem expostos ao sol. Isso porque eles acumulam muito calor, além de terem o seu material danificado.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.