Como usar corretamente o protetor solar

O verão está ai e quando pensamos nessa época do ano uma das primeiras coisas que nos vem a mente é o sol e, é claro, protetor solar. Mas será que você está usando corretamente o protetor solar? Vem com a gente descobrir mais sobre FPS, texturas e qual a quantidade correta para garantir a dose necessária de proteção e poder curtir o verão!

Mas antes de começarmos nossas dicas, já vai uma lição importante: o protetor solar deve ser usado durante todo o ano, e não somente no verão. Inclusive, quando estamos em ambientes internos, pois as luzes também emitem radiação que prejudicam e mancham nossa pele.

Protetor solar facial

A primeira e mais importante dica é ter um protetor solar específico para o rosto. Nossa pele precisa de cuidados e no rosto isso deve ser redobrado. A pele do rosto é mais sensível e fina, basicamente tem a espessura de um fio de cabelo.

Outra coisa importante de falarmos sobre proteção solar no rosto é que ainda que itens de maquiagem possuam proteção solar, eles não substituem o uso do protetor próprio para essa parte do rosto.

Qual a quantidade correta de protetor solar facial?

Para o rosto a quantidade correta é a equivalente a uma colher de chá. Mas sabemos que nem sempre essa medida fica clara para todos, então, vale a regrinha das 3 “cobrinhas”. Separe os 3 dedos centrais da sua mão e coloque protetor solar por toda extensão dos 3, formando “cobrinhas”. Pronto, essa é a quantidade ideal recomendada para aplicação.

Quando devo reaplicar o protetor solar?

Um erro comum que muitas pessoas cometem é aplicar o protetor apenas uma vez por dia, de manhã; lá pela hora do almoço, precisamente quando o sol está mais quente e os raios UVB, até 150 vezes mais fortes, a pele já estará desprotegida.

É muito importante reaplicar o protetor solar a cada duas ou três horas, tanto no rosto como no corpo. Lembre-se que é a reaplicação que garante a continuidade da proteção da pele.

A periodicidade da reaplicação depende do grau de exposição solar. Na praia, por exemplo, o ideal é que  a reaplicação seja feita de duas em duas horas ou após cada mergulho.

Qual o melhor FPS?

Dermatologistas recomendam o uso de FPS 50 para quem tem pele clara e crianças. Já para adultos com peles morenas ou negras é possível usar uma proteção menor. Confira o que é recomendado para você na tabela abaixo:

Tipos de Protetores

Para garantir a proteção necessária também é muito importante escolher o produto indicado para cada tipo de pele. Confira:

Gel: São mais indicados para peles normais. Eles garantem hidratação e criam uma película com maior resistência para suor e água. 

Oil free: São indicados para peles oleosas, pois o toque seco e textura matte contribui perfeitamente para controlar a oleosidade ao decorrer do dia. 

Gel/Crème: São indicados para pessoas com pele mista à seca, pois evitam o ressecamento excessivo por conta do contato com água do mar, areia e piscina e hidratam na medida certa a cada reaplicação. 

Base: Os protetores solares com cor são perfeitos para substituir a base no dia a dia, dando um aspecto mais natural para a pele, e garantindo maior proteção se compararmos com as bases convencionais. Pode ser utilizado em todos os tipos de pele. 

Gostou das nossas dicas? No Aricanduva você encontra lojas com diversas opções para garantir proteção e momentos incríveis em frente à piscina, mar ou no dia a dia. E o melhor: para todos os bolsos e tipos de peles! Vem conferir! 

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.