Personalização de veículos: o que é melhor, pintura ou envelopamento?

Personalizar o carro é desejo de muita gente. Mas quando se pensa em fazer isso logo surge uma dúvida: o que é melhor, mais prático e tem preço melhor, pintar ou envelopar a carroceria?

Como em qualquer procedimento, os dois métodos de personalização de veículo envolvem vantagens e desvantagens. O mais importante, contudo, seja qual for a sua escolha, é sempre buscar profissionais especializados e oficinas equipadas para fazer o serviço. Lembre-se que improvisar pode custar caro. E o que seria um sonho, pode até virar um pesadelo!

Quer saber a diferença entre os dois métodos para a personalização do seu carro? Então veja o que o Auto Shopping Aricanduva, o único exclusivamente com concessionárias das 16 principais montadoras nacionais, preparou aqui para você. Anota aí as diferenças.

Envelopamento para personalizar o carro

O envelopamento, também conhecido como adesivagem, é um procedimento em que a carroceria é coberta total ou parcialmente por uma película adesiva que pode ser de dois tipos diferentes.

O adesivo polimérico é o mais utilizado para o envelopamento total. Por ser mais maleável, esticar com mais facilidade, ele permite uma melhor cobertura das superfícies curvas do veículo. Sua cola é reposicionável, o que permite que seja descolado facilmente para ajustes sempre necessários durante a aplicação. A durabilidade do adesivo polimérico varia de 8 a 10 anos, dependendo dos cuidados com a conservação e uma manutenção periódica, preferencialmente na oficina que fez a colocação.

Já o adesivo monomérico, por ser mais rígido e, portanto, menos maleável, é indicado somente para a cobertura de superfícies mais planas. É um tipo de adesivo muito usado para colocação de logotipos de empresas nas portas, capôs ou parte traseira, bem como para a aplicação de detalhes de design decorativo sobre a lataria original. Tem uma duração média de 5 anos, desde que seguidos os cuidados do fabricante e do instalador.

Ambos os tipos de adesivo são oferecidos nas mais variadas cores e o acabamento pode ser fosco, natural ou brilhante. Um cuidado importante é corrigir eventuais amassados e imperfeições da lataria, na área a ser coberta, para não prejudicar a qualidade da instalação.

Pintura para personalizar o carro

A pintura do carro, seja integral ou apenas em detalhes decorativos, é um procedimento mais demorado do que o envelopamento. Isso porque, exige cuidados diferenciados em todas as fases do trabalho, desde a correção prévia de eventuais defeitos como arranhões e amassados e a preparação da superfície lixando a carroceria, até a secagem da tinta e do verniz de acabamento. o que garante um melhor resultado.

Uma preocupação a mais para quem vai pintar o carro é assegurar-se que a oficina escolhida tenha de fato toda a estrutura necessária para fazer o trabalho, inclusive uma estufa que vai facilitar a fixação e secagem do material.  E é importante saber que exatamente por conta dessas exigências, o custo de pintar é consideravelmente maior do que o de envelopar.

Fique atento nas instruções do Detran

No caso de envelopamento, se houver a mudança de cor do veículo, é necessário procurar o Detran para solicitar esta alteração, caso contrario caso seja identificada irregularidade com o veículo, o condutor/proprietário do veículo pode sofrer penalidades e outras…

Em casos em que a cor ou envelopamento modificar acima de 50% do veículo (com exceção das áreas envidraçadas), é necessária solicitação prévia junto ao Detran, por meio do pedido de alterações de características do veículo e agendamento na unidade mais próxima para continuidade na solicitação, afim de evitar irregularidades e penalidades ao proprietário. Nessas situações, também é exigida a atualização e emissão de um novo CRV (Certificado de Registro do Veículo) e CVRL ( Certificado de Registro de Licenciamento).

Por fim, qualquer que seja a sua decisão, vale uma dica final: se a cor principal do seu carro for alterada com a personalização é necessário registrar a mudança no documento do veículo. Se não fizer isso, pode estar sujeito a multa. E isso ninguém merece, não é mesmo?

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.