Fim de ano vem chegando, muita gente se prepara para passar as festas ao lado da família. Mas antes de pegar a estrada, alguns cuidados são importantes para que você possa chegar em segurança ao seu destino. Fazer uma revisão do carro é fundamental, ainda mais este ano quando por conta do isolamento social certamente ele ficou muito tempo parado na garagem de casa, não é mesmo? Pensando nisso, nós do Auto Shopping Aricanduva preparamos um pequeno “Manual da Revisão” com dicas para você deixar o seu carro nos trinques e viajar com mais tranquilidade.
Lembre-se: Filtro de ar, filtro de óleo, filtro do ar condicionado, pastilhas dos freios, discos de freio, alinhamento, balanceamento, cambagem das rodas, lâmpadas dos faróis e lanternas, realmente são alguns dos muitos itens que somente ao fazer a revisão na concessionária o proprietário do carro terá a certeza de que tudo será feito usando as tecnologias e equipamentos mais adequados para a manutenção daquele modelo de veículo.
Verifique o nível do óleo
Sabe aquele posto de combustível de sua confiança, onde o frentista sempre pergunta se pode verificar o nível do óleo e muitas vezes recomenta completar? Então, o melhor é procurar uma concessionária autorizada, onde profissionais treinados poderão verificar se realmente o óleo está abaixo do nível e, principalmente, se for necessária a substituição, utilizar o óleo especificado pelo fabricante.
Veja o estado dos filtros
Manter sempre limpos os filtros de óleo e de ar também faz diferença no rendimento do seu carro. Normalmente, quando a troca de óleo é feita, o filtro também é substituído. Mas é bom ficar atento. No caso do filtro de ar, poeira e sujeira são os grandes vilões. Se o filtro ainda estiver branco, pode continuar a ser utilizado. Mas se a cor mudou para preto ou amarronzado é hora de trocar. Não esqueça também de fazer a revisão do ar-condicionado, com a limpeza ou substituição dos filtros. Ainda mais se a sua viagem for mais longa, isso é importante para a sua saúde.
Faça o teste da bateria
Nada pior do que estar tudo pronto para um passeio e na hora de sair o carro não pegar. Todo mundo já passou por isso, mas é o tipo de transtorno que pode ser evitado. Baterias têm vida útil. Mas podem descarregar por vários motivos antes do tempo. Vale, portanto, verificar a carga antes de seguir viagem. Outro cuidado é prestar atenção ao estado dos polos/terminais, se estão limpos e sem corrosão. Isso pode comprometer o fluxo de geração de energia para o carro.
Complete a água do radiador
O radiador impede o aquecimento do motor do seu carro e por isso é importante manter em dia o nível de água. Problemas no sistema de refrigeração são alguns dos principais transtornos na viagem. Se você for para locais mais frios (regiões serranas, por exemplo) um aditivo que evite o esfriamento excessivo da água pode ser boa pedida.
Todas as luzes estão funcionando?
Além de ser um item indispensável para a sua segurança, o funcionamento correto das luzes vai evitar que você seja multado. Assim, cheque os faróis, as lanternas dianteiras e traseiras, as setas, a luz de ré e a luz de freio. Nunca pegue a estrada antes de trocar qualquer uma delas que esteja queimada. Observe também os fusíveis que podem ser os responsáveis pelo apagão.
Troque os pneus se for preciso
Este talvez seja o cuidado mais importante. Pneus carecas ou desgastados de um só lado representam um risco real de acidentes. Em dias de chuva, então, nem se fala. Portanto, se você perceber que isso está acontecendo, troque os pneus imediatamente. Lojas especializadas podem fazer também um rodízio, preservando os que ainda estão em bom estado, além de realizar o alinhamento e o balanceamento das rodas. E se estiver tudo bem, não esqueça de fazer a calibragem inclusive do estepe.
Anotou tudo direitinho? Então, não deixe de seguir essas dicas. Ah, confira também se o triângulo de sinalização está no porta-malas e tenha sempre uma lanterna no porta-luvas. Afinal, apesar de todos os cuidados, ninguém está livre de imprevistos.