Quando o assunto é trânsito, a fama do Brasil não é das melhores. O país aparece como um dos campeões mundiais de acidentes de trânsito. Nos últimos anos, campanhas de conscientização e a evolução da tecnologia dos carros têm contribuído decisivamente para reduzir esses índices. Mas ainda há muita coisa a ser feita.
A responsabilidade individual de cada um de nós e um maior investimento em equipamentos podem ajudar a mudar de vez esse cenário. Nesse Dia Nacional do Trânsito, trazemos para vocês uma amostra de como a tecnologia avança e é fundamental para garantir a segurança do trânsito, evitar acidentes e salvar vidas.
Detector de cansaço
Esse sistema já está instalado em modelos premium de algumas montadoras. Ele reconhece quando o motorista muda a sua maneira de dirigir, considerando elementos como o ângulo para o volante, o uso dos pedais e a aceleração. Ao perceber alterações o sistema emite sinais sonoros e visuais que alertam para a necessidade de parar para descansar.
Radar de controle de velocidade e distância
Instalado na parte dianteira e ligado a um sistema eletrônico, ele acelera e desacelera o veículo de acordo com o fluxo de tráfego da estrada, rua ou avenida. Também emite alerta ao motorista sempre que a distância para o carro da frente e a velocidade previamente programadas por ele estiverem sendo desrespeitadas.
Alerta de colisão traseira
Esse sistema faz com que sempre que o motorista pise mais forte no freio luzes pisquem de maneira intermitente na traseira do veículo alertando quem vem atrás. Ao mesmo tempo, em algumas situações, ele pode acionar os equipamentos internos de proteção, como airbags, ampliando a segurança dos passageiros e do motorista
Faróis inteligentes
O tempo do farol alto e baixo ficou para trás. Cada vez mais os faróis estão sendo programados para atuar de forma automática, fornecendo um tipo de luminosidade para cada situação diferente, dias de sol ou nublados, neblina, uma rua bem iluminada ou outra mais escura.
Assistentes de rota
Os equipamentos e softwares que ajudam o motorista a guiar estão cada vez mais avançados. Não apenas mostram com precisão os limites de velocidade, os trechos onde é proibido ultrapassar, emitindo sinais de alerta, como são capazes de reproduzir o caminho a ser percorrido à frente apontando as curvas e os obstáculos que podem surgir para tornar a direção mais segura e evitar surpresas.
Assistentes de direção
Esse dispositivo usa sensores que ajudam a manter o carro na faixa. Ele evita colisões laterais, detectando quando há outro veículo na faixa do lado, ou mesmo frontais, ao identificar um veículo se aproximando em sentido contrário. As versões mais modernas evitam que o carro saia de sua faixa, acionando os freios em um dos lados.
Sistemas de autofrenagem
Ao perceber a aproximação de um obstáculo, esse sistema aciona automaticamente os freios para evitar a colisão. É considerado um recurso eficaz para evitar atropelamentos, já que é capaz de detectar a presença de pedestres cruzando à frente do veículo.
Controle eletrônico de estabilidade
Sensores eletrônicos medem a posição do volante e das rodas. Se o sistema entender que o veículo não está respondendo aos comandos do motorista, rápida e automaticamente ele corrige a situação atuando simultaneamente no sistema de freios, de controle de tração e na aceleração do motor, evitando a derrapagem. Alguns modelos já possuem também uma espécie de bloqueador, que impede o motorista de fazer movimentos mais bruscos, que comprometam a estabilidade, tornando o volante mais pesado.
Controle de pressão dos pneus
Manter os pneus calibrados e em bom estado é um fator importante de segurança. Sensores eletrônicos de pressão já estão sendo usados para alertar, através de uma luz no painel, quando os pneus não estão com a pressão correta ou sofreram outro tipo de problema ou dano.