São vários os motivos que levam uma família a optar por dividir o mesmo quarto entre os filhos: a otimização do espaço, o número de cômodos da casa ou, em alguns casos, o simples desejo de proporcionar uma maior integração entre os pequenos. Contudo, seja qual for o objetivo, é preciso organizar o ambiente de maneira harmoniosa, respeitando o espaço de cada um. Essa é uma regra básica para que essa fórmula funcione e não se transforme, em pouco tempo, em um ponto de conflito entre os Irmãos.
A praticidade e uma decoração equilibrada do ambiente são fundamentais em um quatro compartilhado. Para ajudar você a organizar o espaço, separamos aqui três dicas que vão tornar o quarto dos irmãos mais confortável, aconchegante e, acima de tudo, funcional. Ideias é que não faltam, você vai ver! E aqui no Interlar Aricanduva, você encontra os móveis planejados que você procura e especialistas que estão prontos para te auxiliar a fazer o projeto do quarto ideal para os seus filhos.
Como decorar o quarto compartilhado
Se você tem dois filhos ou duas filhas, decorar o quarto compartilhado se torna mais simples. Mas quando os irmãos são de sexo diferentes, a tarefa de equilibrar a decoração, satisfazendo os interesses de ambos, é sempre um pouco mais complicada. Nos dois casos, porém, há dois caminhos a seguir: optar por uma decoração neutra e uniforme, que não dê preferência aos gostos e desejos de nenhum dos dois, ou dividir o espaço, buscando preservar a personalidade de cada um.
Apostar na decoração neutra, claro, pode ser mais cômodo para os pais. Mas não é certamente a melhor escolha para os pequenos. Sempre que houver possibilidade, personalizar o cantinho de cada filho é o melhor caminho para agradá-los. Mas atenção: essa é uma opção que exige maiores cuidados para não exagerar na mistura de cores e no excesso de informações visuais que podem transformar o quarto num ambiente carregado. Uma recomendação importante é dividir o espaço por igual, respeitando o espaço de cada criança, independentemente da idade ou do sexo.
Como escolher as camas do quarto compartilhado
Escolher as camas certas é uma etapa muito importante na organização do quarto compartilhado de irmãos, seja pela melhor distribuição do espaço, seja por razões de segurança das crianças. Camas beliche, por exemplo, só podem ser usadas Se tiverem grades e outros elementos de proteção contra quedas. Camas compactas, do tipo bicamas ou tri-cama, têm a vantagem de ocupar menos espaço no quarto.
Uma boa dica, antes da escolha do modelo de cama ideal, é medir direitinho os móveis e o espaço e testar diferentes posicionamentos dessas peças no quarto. Você pode colocá-las em paralelo, junto às paredes, ou em forma de L. Neste ponto, optar por móveis planejados, como já falamos, que você encontra aqui no Interlar Aricanduva, normalmente ajuda a resolver esse problema.
Como organizar o espaço no quarto compartilhado
Estudar e brincar faz parte do dia a dia de toda criança. No quarto compartilhado entre irmãos, a organização precisa necessariamente assegurar que haja espaço apropriado para tudo isso. E há várias maneiras de atender a essa demanda.
Para irmãos menores, um tapete emborrachado entre as camas pode servir de palco para as mais diversas brincadeiras. Os brinquedos – e são tantos, não é mesmo? – podem ser guardados em caixas organizadoras identificadas por cores, uma cor para cada um; ou mesmo guardadas no armário, onde cada pequeno deve ter uma prateleira, gavetas ou porta privativa da mesma forma que as roupas são guardadas separadamente.
E na hora de estudar? Ter uma mesa para fazer a lição de casa é indispensável, é claro. Dependendo da disponibilidade de espaço é possível posicionar uma mesinha menor para cada um, entre as camas ou junto à parede. Mas quando o tamanho do quarto não permitir, um mesão para seu usado pelos dois é sem dúvidas a melhor saída. E não esqueça de olhar com carinho também para as cadeiras que precisam ser ergonômicas e confortáveis.
E aí, já decidiu como vai organizar o quarto compartilhado dos seus filhos?