Você certamente já ouviu falar de madeira de demolição!? Mas você sabe o que é isso? Como aproveitar esse tipo de material na decoração de sua casa? Nós, do Interlar Aricanduva, vamos dar algumas dicas e você vai perceber o quanto móveis produzidos com madeira de demolição podem dar aos ambientes de sua casa um charme todo especial, até mesmo reunindo o rústico, o clássico e o moderno. Quer ver só?
O que é madeira de demolição?
Como o próprio nome revela, a madeira de demolição é reaproveitada da demolição de casas antigas, casarões de fazendas do interior, galpões industriais ou mesmo retirada de dormentes de estradas de ferro desativadas. Costumeiramente, essas construções eram erguidas utilizando madeiras de altíssima qualidade e resistência, a chamada madeira de lei, o que permite seu aproveitamento em pisos ou outros elementos de decoração, especialmente na fabricação de móveis e portas.
O que diferencia um móvel feito com madeira de demolição?
Os móveis fabricados com madeira de demolição têm, como sua principal característica, manter os elementos originais da madeira reaproveitada. Ou seja, veios, cores diferentes, restos de tinta, marcas de pregos e até rachaduras fazem parte do estilo. Recebendo o tratamento correto e passando pelos devidos reparos nas mãos de profissionais especializados, esse material reaproveitado garante beleza, segurança e durabilidade para a produção de móveis.
Que móveis podem ser feitos com madeira de demolição?
Não há limites para o uso de madeira de demolição na fabricação de móveis. Peças como cômodas, aparadores, mesas de centro e de jantar, poltronas, sofás, portas e camas podem ser produzidos se utilizando desse tipo de material. Móveis como esses valorizam a decoração. O que para muitos é apenas rústico, para outros é um mergulho no passado, trazer para dentro de casa um pouco da história registrada nas marcas que a madeira carrega. E um detalhe importante: cada peça é única, tem a sua própria personalidade a partir das nuances e variações do material usado.
Posso decorar móveis de madeira de demolição?
Sim. Nenhum outro tipo de material é tão indicado para isso. É comum encontrar artesãos ou mesmo pequenas indústrias que transformam móveis de madeira de demolição em verdadeiras obras de arte. Sem falar que você mesmo pode se arriscar nesse trabalho, se tiver aptidão para isso.
Onde mais a madeira de demolição pode ser usada?
Além dos móveis, há outras possibilidades de uso da madeira de demolição na decoração da sua casa. Pisos, por exemplo, podem ser feitos com tábuas reaproveitadas. Ao natural, para quem prefere uma aparência mais fosca, ou com sinteco para os que querem o chão mais brilhoso. Tábuas, aliás, também podem ser usadas no revestimento de paredes, em substituição ao papel, à cerâmica ou à pintura. Já o uso de vigas, retiradas de antigas construções, dá um ar mais rural e campestre ao ambiente.
Quais cuidados é preciso ter na hora da escolha?
Ao escolher o móvel ou item de decoração, é recomendado verificar a textura, o formato e a possível desagregação do material. Esses detalhes são muito importantes para verificar a resistência do material, que pode influenciar na durabilidade, furos provenientes de cupins e quais cuidados serão necessárias para aperfeiçoar a vida útil do produto. Em muitos casos, a madeira de demolição precisará de tratamento durante o uso. Mas essa tarefa pode ser simplificada por meio do uso de resina à base de água. Em casos de dúvidas, você pode consultar um marceneiro de sua confiança para te ajudar!
Como desenvolver móveis com madeira de demolição
Antes de trabalhar com a madeira de demolição, o ideal é tratar a madeira, verificando se há vestígios de tinta ou verniz. Você pode realizar esse procedimento com espátulas ou lixas próprias para madeira. Se possível, também realize a escovação do material ára verificar possíveis ranhura em sua superfície.
Geralmente, as madeiras de demolição são materiais que apresentam mais resistência por conta do envelhecimento ocorrido ao longo dos anos. Por conta disso, os cortes devem ser realizados apenas com maquinário mais pesado. Após você criar a peça desejada, não deixe de encerar e polir para alongar a vida útil e criar um aspecto mais refinado. Ah! Não esqueça de que todos esses passos devem ser realizados com materiais de segurança apropriados, como máscaras e luvas para evitar qualquer tipo de acidentes ou danos à sua saúde.
Onde encontrar móveis e itens de decoração com esse material?
Encontrar tudo o que você precisa para aproveitar o melhor dessa tendência é muito mais fácil do que você imagina! Eles são facilmente encontrados em lojas especializadas em móveis rústicos. Mas, muitas lojas convencionais também estão aderindo à tendência e já oferecem móveis e itens de decoração fabricados nesse material para dar up especial para a sua casa.
Gostou de tudo isso? Então vai aqui uma dica importante: a harmonização de estilos, quando você usa móveis, pisos ou revestimentos de madeira de demolição é perfeitamente aplicável. Você pode ter um piso de tábuas reaproveitadas e combinar com móveis modernos. Assim como pode ter móveis rústicos no mesmo ambiente decorado com peças de design. O que vale é deixar a casa do seu jeito, refletindo a sua personalidade, ok?