Pouco mais de um ano depois do primeiro caso de COVID-19 no Brasil muitas dúvida ainda cercam o tema, especialmente quando falamos em vacina. Para te ajudar a tirar todas dúvidas sobre o tema separamos os principais mitos e verdades sobre as vacinas desenvolvidas para combater o coronavírus.
Principais Mitos e Verdades sobre as vacinas
As vacinas foram desenvolvidas muito rapidamente, por isso não são seguras.
MITO. As vacinas foram produzidas e testadas em um curto espaço de tempo graças à tecnologia que temos disponível hoje em dia, onde o ponto principal para criação de uma vacina é o código genético do vírus, que nesse caso, foi identificado rapidamente.
A Vacina contra a COVID-19 altera o DNA?
MITO. Nenhuma vacina é capaz de alterar o material genético humano, pois suas fórmulas sequer entram em contato com o DNA. De forma simples, o DNA localiza-se no núcleo da célula e o RNA, que é um ácido presente em todas as células humanas e atua na produção de proteínas, onde a vacina atua, fica na região externa das nossas células. De forma simples, é como se a vacina fosse um e-mail que é enviado para o seu corpo com uma foto do vírus (DNA do vírus) e instruções de como se defender dele.
As vacinas podem causar efeitos colaterais?
VERDADE. Qualquer vacina pode levar a reações adversas, dependendo do paciente. Sintomas como vermelhidão, inchaço ou dor ao redor do local da injeção, fadiga, febre, dor de cabeça e dor nos membros podem ser comuns por até três dias. No caso das vacinas contra a Covid-19, algumas reações, típicas de vacinação, foram relatadas, mas não houveram relatos de efeitos colaterais severos entre as 50 milhões de pessoas vacinadas até agora.
Todos vão poder tomar a vacina?
VERDADE. Apesar de, por ora, ser distribuída entre os grupos prioritários, a meta é que, futuramente, toda a população mundial possa ser imunizada, inclusive quem já teve a doença, uma vez que há relatos de pacientes que, mesmo com o anticorpo, se reinfectaram. As exceções, entretanto, existem, por isso é preciso sempre conversar com seu médico e ficar atento em todas as orientações dadas pelos órgãos responsáveis.
Onde tomar a vacina contra o COVID-19?
O Shopping Aricanduva é um dos pontos de vacinação contra a COVID-19 na capital paulista, em ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, para idosos com 75 anos ou mais e para pacientes que precisam tomar a segunda dose – desde que a primeira dose tenha sido aplicada via drive thru. A vacinação acontece tanto em formato drive thru quanto para quem for de transporte público. O acesso é pela Av. Aricanduva, 5.555.
A iniciativa é realizada em um momento em que os números de casos e mortes de COVID-19 aumentaram consideravelmente em toda a Grande São Paulo. A remessa de vacinas foi recebida por meio do Programa Nacional de Imunização.
Para conferir quem está habilitado a tomar a vacina, quais os documentos deve-se levar, quais são os locais de vacina, dias de vacinação e todo o cronograma da vacinação no Estado de São Paulo, consulte o site oficial: https://www.vacinaja.sp.gov.br/.