O violão é o primeiro passo escolhido por muitos que sonham aprender a tocar um instrumento. Se este é o seu caso, se você está pensando em comprar um violão para iniciantes, mas está em dúvidas sobre que modelo escolher, se vale mais a pena investir em um instrumento novo ou um usado e qual é o melhor tipo de corda, não se preocupe mais. Separamos aqui algumas dicas para você não errar na hora de fazer a melhor opção! Vamos nessa?
Violão novo ou usado. Qual escolher?
Comprar um violão novo é sempre uma opção mais segura e com muitas vantagens. Tenha em mente, por exemplo, que você vai ter um produto com garantia para cobrir eventuais problemas. Apesar do preço ser mais caro, você pode conseguir maior flexibilidade de parcelamento do valor, o que é sempre muito bem-vindo. E nada melhor do que tocar em um instrumento novinho em folha, não é mesmo?
Já os violões usados costumam ter um preço bem mais em conta! Mas, se você tiver que fazer essa opção, é necessário tomar cuidados especiais para o barato não sair caro. Busque o máximo de informações sobre o instrumento, analise o estado de conservação e se há danos que possam comprometer a qualidade do som. Procure saber se a pessoa ou a loja que faz a oferta é confiável.
Seja um violão novo ou usado, contudo, a dica é não ter pressa! Com muita atenção e paciência você vai encontrar o instrumento em condições ideais para você e com um preço que caiba no seu bolso.
Violão acústico ou eletroacústico?
Para músicos iniciantes como você, o violão acústico é a opção mais procurada. Esse instrumento não tem captador de som, o que o torna uma opção mais em conta e facilita a vida de quem está dando os primeiros passos.
Já o violão eletroacústico, que por possuir o captador de som pode ser plugado em uma caixa amplificada ou não, oferece possibilidades muito maiores, como tocar em uma banda ou em festas e bares, além, é claro, da privacidade de seu quarto. Por suas próprias características, o instrumento eletroacústico tem um custo maior, e normalmente é um segundo estágio no aprendizado de música, e normalmente é um segundo estágio no aprendizado de música.
Cordas de nylon X cordas de aço
Se você chegou aqui, com certeza essa é uma das suas principais dúvidas. Por isso, listamos os atributos particulares de cada tipo de corda para facilitar sua decisão.
O violão com cordas de nylon é bastante procurado por quem está começando. Por serem versáteis e machucarem menos os dedos, essas cordas são ótimas para quem deseja investir na música erudita, MPB, samba e estilos similares, devido ao som suave e cristalino que proporcionam. São uma boa opção a ser considerada ao comprar o violão para iniciante.
Já o violão com cordas de aço costuma exigir um pouco mais, pois essas cordas são mais pesadas e para quem não está acostumado, na fase inicial dos estudos, os dedos serão bem mais castigados. As cordas de aço emitem um som com muito mais brilho, e são uma opção muito procurada por quem curte sons mais intensos, como rock, pop rock ou sertanejo. Gostou das dicas? Antes de fazer um som, harmonizar as notas, então, leve sempre em consideração o seu orçamento, suas necessidades e os objetivos ao aprender um novo instrumento. Pesquise muito antes de comprar e não tenha medo de testar modelos diferentes de violão para iniciante antes de fazer sua escolha. E lembre-se: não há idade para começar!
E seja qual for a sua escolha, aqui no Shopping Aricanduva há opções de violões para todos os gostos. Venha nos visitar e dê uma passada na loja Charms, onde você encontra a opção perfeita para iniciar a sua jornada no universo musical