Dicas para escolher o capacete certo para pilotar em segurança

Desde que seu uso se tornou obrigatório ficou mais difícil cruzar nas ruas com alguém conduzindo uma moto sem capacete. Afinal, a multa é de R$ 293,47, a infração é considerada gravíssima e implica em sete pontos na CNH, apreensão automática do documento e suspensão do direito de dirigir.  Mas, além de uma exigência legal, o capacete é fundamental para garantir a segurança de quem quer andar de moto, reduzindo os riscos de acidentes fatais. O que muita gente não sabe, contudo, é que nem todo tipo de capacete está autorizado pela lei de trânsito. E nem todos os modelos garantem a segurança de quem está usando. Por isso, listamos aqui algumas dicas para orientar você na hora de escolher, comprar e usar seu capacete. Fique atento e proteja-se de verdade.

Cuidados na hora de comprar o capacete

Procure sempre loja e fabricantes que tenham boa reputação no mercado. Somente os capacetes testados e aprovados pelo Inmetro – e que tenham, portanto, esse selo de certificação – são aceitos pelas autoridades de trânsito. Isso é uma garantia de que foram fabricados dentro de padrões de segurança, principalmente de resistência a impactos. Dê preferência aos capacetes que tenham viseira. E um detalhe importante: faixas reflexivas na parte de trás e nas laterais são também obrigatórias por lei. 

Cuidados na hora de usar o capacete

A eficiência do capacete depende da forma como você vai usá-lo. Antes de sair com a moto, verifique sempre se as cintas estão bem presas e se o capacete está devidamente encaixado na sua cabeça. Isso vai garantir sua proteção em caso de colisão ou de uma queda. Mantenha sempre o bom estado de conservação do equipamento, fique atento às rachaduras e outros danos que podem comprometer sua utilização, bem como ao desgaste excessivo da espuma interna, o que torna o uso desconfortável e inseguro.

Por que usar capacete com viseira?

Muita gente não sabe, mas o uso da viseira é obrigatório e pode gerar multas. A única exceção se faz para quem usa óculos com lentes corretivas ou óculos de proteção funcional – EPIs A viseira é necessária para proteger os olhos de quem pilota e de quem vai na garupa, evitando que sejam atingidos por detritos lançados por outros veículos que circulem à frente, pela poeira da rua ou estrada ou mesmo por pequenos insetos. Elas não podem ser feitas de um material qualquer, também precisam da aprovação do Inmetro. Três tonalidades são permitidas:  a translucida (ideal pra uso noturno) a fumê (para proteção solar) e a metalizada ou espelhada, que reflete a luminosidade externa.

Modelos de capacete autorizados

Não é, como dissemos no começo desse texto, qualquer capacete que pode ser usado para conduzir motos. Além da certificação do Inmetro, os modelos precisam ser aprovados pelo Conselho Nacional de Trânsito e enquadrados em um dos padrões regulamentados:

– Capacete integral: são os modelos fechados, que cobrem todo o rosto além da cabeça;

– Capacete misto: são os que também protegem o rosto, mas que tem queijeira removível;

– Capacete modular: são que têm a frente móvel;

– Capacete aberto: são os que não protegem o rosto, apenas a cabeça, não possuem proteção para o queixo).

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.