Você já parou para pensar quantas coisas o seu celular substituiu na sua vida? O despertador, o rádio, a agenda, os mapas, a forma de ouvir música, de assistir vídeo e tv. Mas, além de fazer ligações, tirar fotos tornou-se a principal função dos celulares. Hoje, muita gente compra um aparelho pela qualidade da câmera mais do que pelos recursos de telefonia. Fazer selfies, fotografar o cotidiano virou uma mania mundial. Mas será que você aproveita todos os recursos que o seu celular oferece? Hoje, dia mundial da fotografia, vamos dar 10 dicas para que suas fotos com o celular fiquem cada vez mais legais.
Mantenha a lente limpa
Quantas veze por dia você pega no seu celular? É de perder a conta, não é? Esse uso constante pode deixar suja a lente da câmera. Além de borrar as fotos, isso pode interferir nos sensores e prejudicar o foco. Assim, antes de fotografar, limpe a lente com um tecido macio, como sua camiseta por exemplo. Evite usar tecidos grossos que possam arranhar a lente.
Cuide da iluminação
A pessoa ou o objeto que você vai fotografar precisa estar bem iluminado. Você pode até usar flash, mas vai perder um pouco da naturalidade da imagem e criar sombras desnecessárias. A melhor iluminação é a indireta. Ou seja, você pode pedir, por exemplo, para alguém ligar a lanterna de um celular e jogar a luz sobre uma parede branca, na frente do que você vai fotografar. Essa luminosidade refletida vai dar um toque especial na sua foto, você vai ver. Um cuidado importante é evitar o contraluz. Se o alvo de sua foto estiver com muita luminosidade atrás dele, a imagem principal ficará escura, como se fosse apenas uma sombra.
Não use o zoom
Evite fotografar com zoom. Quando você usa esse recurso, você tem a ilusão de que está se aproximando da pessoa ou do objeto que quer fotografar. Na verdade, contudo, está apenas tirando um pedaço da imagem, como se tivesse recortando a realidade. A perda de qualidade, de definição com o uso do zoom, pode ser muito grande.
Acerte o foco
Quase todos os celulares têm hoje aplicativos de câmera que ajustam a exposição. É aquele ponto da tela que você toca para ser o foco principal da sua foto. Use isso a seu favor. Quando você seleciona um ponto na tela, a câmera se ajusta para iluminar corretamente aquele ponto. Sua imagem, assim, será mais limpa exatamente ali, no que é mais importante para você. Desfocar o fundo da imagem atrás de uma pessoa é um recurso muito usado pelos fotógrafos profissionais.
Use sempre as duas mãos
Por incrível que pareça, essa é uma regrinha básica mas pouca gente faz isso. Mas se você não segurar o celular com as duas mãos, sua foto tem grandes chances de sair tremida.
Procure o melhor cenário
Preste sempre atenção no que está em volta da pessoa ou do objeto que você quer fotografar. Um cenário bem arrumado valoriza em muito as suas fotos. Além disso, você evita criar situações desagradáveis de mostrar alguma coisa que não deveria estar naquela imagem, não é mesmo?
Escolha o melhor horário
Nem sempre isso é possível, é claro. Os flagrantes acontecem a todo momento. E se você está viajando, tem de seguir o roteiro. Mas você sabia que o final de tarde e as primeiras horas da manhã são os momentos ideais para fotografar? Isso porque há um maior equilíbrio entre áreas claras e escuras na paisagem. Próximo do meio-dia, quando o sol está a pino, a luz acaba formando sombras embaixo dos olhos, nariz e pescoço, além disso, a claridade excessiva faz com que a câmera tenha mais dificuldade em definir contrastes.
Use corretamente o HDR
Talvez você nunca tenha reparado, mas se o seu celular tiver um recurso chamado HDR (alto alcance dinâmico ou High Dynamic Range, em inglês), você pode ajustá-lo de acordo com o que for fotografar. Para imagens de paisagens, ou de pessoas e objetos em lugares com falta ou excesso de luz, o ideal é ativar o HDR. Mas quando você vai fotografar algo em movimento, como crianças brincando ou um jogo de futebol, mantenha o recurso desligado.
Explore a sua câmera
Se o seu celular tem o modo “avançado”, vale à pena dar uma explorada nos recursos que ele oferece. São coisas mais técnicas, é verdade, que exigem a princípio algum conhecimento como ISO, exposição, balanço de brancos etc. Mas aprender algo novo, testando a prática, não faz mal a ninguém.
Edite suas fotos
Os programas de edição estão cada vez mais sofisticados nos recursos que oferecem e mais simples na forma de operar. Trabalhar os tons de cores, o brilho, o corte, é uma opção que pode deixar sua foto ainda mais bonita. Sem falar nos emojis que você pode acrescentar às imagens, dependendo do seu objetivo, claro, para torná-las mais divertidas.