Trabalhar em casa é a realidade de muitas profissões há alguns anos. Nos últimos meses, essa modalidade de serviço tem ganhado cada vez mais força. Seja por opção ou por necessidade, o trabalho home office tem sido a solução para muitas empresas e profissionais que precisam manter sua rotina longe do escritório.
Mas como aproveitar os benefícios de trabalhar em casa sem cair nas distrações que um lar oferece e sem perder rendimento? A personal organizer Dafne Amaro nos ajudou a responder essa questão, com algumas dicas de como manter a produtividade no trabalho home office. Confira!
Troque de roupa
Estar mais próximo de uma rotina ajuda a ter mais disciplina. Então, a primeira dica para manter o foco no trabalho home office é tirar o pijama. Isso é muito importante para entender que a hora de descansar acabou. Não significa que quem usa roupa social para ir ao escritório necessariamente precisa trabalhar de roupa formal em casa, mas tirar o pijama e se vestir para o trabalho é essencial.
Defina um espaço
O trabalho home office exige responsabilidade, esforço e foco, principalmente para quem não está acostumado com essa modalidade. Em casa, as tentações estão a um passo de distância, pois o profissional está perto do sofá, da cama e da TV, e isso facilita que a preguiça se faça presente. Por isso, definir no máximo dois lugares da casa para realizar as tarefas profissionais ajuda a “virar a chave” e a entender que naquele local estamos trabalhando, e não em um momento de relaxar.
Defina tarefas e prazos
Listar as tarefas diárias e semanais é importante para que o profissional tenha uma visão geral de tudo o que precisa fazer tanto para o trabalho quanto para casa. Organizar as atividades em pequenos compromissos com data e hora marcada para serem executados pode ajudar a manter prazos, além de dar uma noção do tempo que será necessário para realizar tudo.
Inclua tempo com crianças e pets na rotina
Quem tem criança em casa sabe que elas vão acabar exigindo atenção durante o horário de trabalho. Isso é normal, já que elas precisam de um adulto. Dividir esses momentos de atenção com outras pessoas da casa pode ser uma saída. Porém, se isso não for possível, uma opção é incluir na programação semanal momentos de brincadeira e estudo com os pequenos, com horários espaçados entre uma tarefa e outra, para que os imprevistos não prejudiquem a rotina do trabalho home office. E não se culpe por separar um tempo do seu dia para cuidar e se divertir com as crianças.
Já para os bichinhos é possível separar de dois a três momentos diários de entretenimento, seja para jogar a bolinha ou fazê-los gastar energia com algum brinquedo.
Mantenha a comunicação com a equipe
O ideal é escolher uma ferramenta de comunicação que melhor se adapte a todos. E-mails podem ser mantidos para decisões finais e chats on-line podem ser aliados em algumas conversas. Considere usar chamadas de vídeo para os momentos em que for importante conversar ao vivo – o ideal é definir o objetivo da conversa com antecedência, para otimizar o tempo. Nesse caso, lembrar de estar adequadamente vestido e respeitar o tempo de fala de cada um para que a conversa em grupo não vire uma bagunça. Boas reuniões não dependem necessariamente de vídeo e, atualmente, é possível realizar conversas por áudio em grupo.
Saiba lidar com o imprevisto
Vale lembrar: imprevistos acontecem. O importante é tentar prever e planejar o que precisa ser feito. Ter rotina é fazer, adaptar e repetir até que as coisas se encaixarem dentro do dia de cada pessoa. Por isso, é ao longo dos dias que será possível entender melhor quais são as dificuldades e o que é preciso ajustar. O importante é ir adaptando as tarefas dentro de uma rotina que funcione para a realidade de cada um. Se o primeiro planejamento feito não der certo, não é preciso desanimar, e sim, adaptar.
Gostou das dicas que Dafne Amaro deu para quem precisa se organizar e manter a produtividade no trabalho home office? Então acompanhe o Blog e veja outros conteúdos sobre atividades que podem ser feitas em casa.