5 trilhas para aproveitar o fim de semana sem sair de São Paulo

Nada melhor do que entrar em contato direto com a natureza, respirar ar puro para combater a ansiedade e o estresse dos dias agitados em que vivemos. É quando o assunto é natureza, caminhar por trilhas em meio a Mata Atlântica certamente está entre os melhores programas. O que pouca gente sabe, contudo, é que não precisa ir longe de São Paulo para desfrutar dessa delícia. De diferentes graus de dificuldade e com mais ou menos recursos de apoio, a capital e a Grande São Paulo contam com um emaranhado de trilhas ideais para caminhadas no fim de semana. Gostou da ideia de se aventurar?  Então aproveite o nosso roteiro com cinco sugestões de trilhas para você ter um fim de semana diferente.

Trilha da Nascente

Localização: Jardim Botânico de São Paulo – Av. Miguel Stefano, 3031, Água Funda

Horário: Terça a domingo, das 9h às 16h.

Percurso: 700 metros (ida e volta)

Tempo médio: 30 minutos

Classificação: Muito fácil

Características: A caminhada é feita por uma passarela de madeira acima do nível do solo. A grande atração é a nascente do rio Ipiranga, onde Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil em relação à coroa portuguesa.

Trilha do Silêncio

Localização: Parque Estadual do Jaraguá – Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Pirituba

Horário: diariamente das 7h às 16h

Percurso: 800 metros (ida e volta)

Tempo médio: 45 minutos

Classificação: Fácil

Características: Trilha plana, silenciosa, cercada de vegetação nativa da Mata Atlântica. É possível observar variedade de aves e um riacho de água límpida.

Trilha do Mirante

Localização: Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Curucutu) – Estrada da Bela Vista, 7090, Parelheiros.

Horário: varia de acordo com agendamento prévio

Percurso: 3 km (ida e volta)

Tempo médio: em torno de 3horas

Classificação: de fácil à média

Características: A caminhada em meio a floresta tem diferentes graus e inclinação. Mas nada que exija esforços mais acentuados. O acompanhamento de monitores do parque é obrigatório. O ponto final é um mirante de onde se avista cidades do Litoral Sul e da Baixada Santista, além do Oceano Atlântico.

Trilha das Cachoeiras

Localização: Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Engordador) – Av. Coronel Sezefredo Fagundes, 19.100, Jardim Cachoeira

Horário: Sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

Percurso: 3 km (trilha circular)

Tempo médio: 90 minutos

Classificação: Média

Características: A caminhada passa por três cachoeiras no parque da Cantareira.  São a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Véu e a maior e mais imponente delas, a Cachoeira do Engordador, com uma queda d`água de 18 metros. Plantas nativas, aves de diferentes espécies e animais como preguiças, macacos e bugios podem ser observados ao longo do percurso com um pouco de sorte.

Trilha da Pedra Grande

Localização: Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Pedra Grande) – Rua do Horto, 1799, Horto Florestal.

Horário: Sábados, domingos e feriados, das 8h às 15h.
Percurso: 10 Km (ida e volta)

Tempo médio: em torno de 4 horas

Classificação: Difícil

Situada a mil metros acima do nível do mar a Pedra Grande proporciona uma vista privilegiada e única de São Paulo e parte de Guarulhos. O acesso é acentuadamente íngreme e exige bom preparo físico. Ao longo do percurso, na área conhecida como Largo das Carpas, há banheiros e espaço para fazer um lanche e recompor as forças.

O que levar para fazer trilha

Se você já está acostumado às caminhadas, certamente já tem os equipamentos necessários. Mas, para os iniciantes, vão aqui as nossas dicas: mochila (evite carregar um peso abusivo que certamente vai te atrapalhar ao longo do percurso); botas ou tênis, de preferência os de sola mais grossa; óculos escuro e boné ou chapéu, protetor solar, repelente e spray antisséptico.

Dependendo do tempo, capa de chuva é recomendável. Dependendo da hora, leve uma lanterna. O celular, além de tirar fotos, é um item de segurança, já que em boa parte dessas trilhas existe sinal. Passa aqui no Aricanduva que você encontra tudo o que precisa para se pegar a trilha com segurança e sem correr riscos.

Fotos dos parques: sites oficiais do Governo do Estado de São Paulo

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.