A dança proporciona diversão e agrega diversos benefícios para a saúde, como melhora da autoestima e do bem-estar. Mas você sabia que nem toda modalidade de dança é igual?
Dentre as diversas opções oferecidas nas academias de musculação e estúdios de dança, o FitDance e a Zumba fazem a cabeça da galera, mas ainda geram muitas dúvidas na hora da escolha. Antes de tudo é importante saber que ambas proporcionam melhora no condicionamento físico e a postura, aceleram o metabolismo, fortalecem a musculatura, aumentam o gasto calórico e são superdivertidas de serem praticadas. Mas é claro que para te ajudar nessa escolha, reunimos as principais diferenças e benefícios que elas podem trazer para a sua saúde. Vem saber mais e confira aqui com a gente!
O que é o FitDance?
O FitDance, que ganhou diversos adeptos nos últimos anos, é uma aula de dança e por meio de coreografias muito bem elaboradas, tem o intuito de agilizar a queima de calorias. O exercício recebe influências de diversos ritmos musicais populares brasileiros, como axé, pagode e funk carioca, apresentando movimentos de baixa e alta complexidade intercalados para trabalhar todas as áreas do corpo.
Uma de suas principais vantagens é que as aulas são sempre divertidas, proporcionando a sensação de você nem ter saído de casa para treinar. Além disso, enquanto queima calorias, você exercita a memória, elimina toxinas e fortalece o coração. As aulas apresentam duração média de 45 a 60 minutos, não possuem restrições de idade e podem te ajudar a eliminar até 350 calorias.
O que é a zumba?
A zumba é um exercício aeróbico criado na Colômbia pelo coreografo Alberto ‘Beto’ Perez, baseado em movimentos de danças latinas, como a cúmbia, a salsa, o merengue e o reggaeton. Geralmente é mais leve comparado ao FitDance, pois suas coreografias são mais simples, proporcionando que todos consigam acompanhar o ritmo com mais agilidade e facilidade, independentemente da idade e condicionamento físico
As aulas geralmente duram de 30 a 60 minutos, não apresentam restrição de idade, podem ser praticados por pessoas de nível iniciante ao avançado e geram a perda de até 300 calorias. Outra boa notícia é que durante a prática do exercício, diversas áreas do corpo são trabalhadas como os quadris, pernas e a abdômen, além de aumentar a flexibilidade, melhorar a saúde cardíaca, e é claro, garantir momentos de muita diversão!
Zumba ou FitDance: qual escolher?
Agora que você já sabe as principais característica de cada uma delas, lembre-se de que a melhor opção pode variar conforme o gosto, grau de complexidade da modalidade e sua habilidade na dança. Uma dica é fazer uma aula experimental para identificar qual atividade se enquadra em suas preferências e expectativas. Se preferir, consulte um preparador físico de sua confiança para te auxiliar nessa escolha.
Além disso, é muito importante conciliar a dança com a musculação, para auxiliar na manutenção da massa magra e na tonificação muscular. E seja fitdance ou zumba, na SmartFit do Shopping Aricanduva você conta com variados programas para uma vida mais saudável, além de equipamentos modernos, excelente infraestrutura e mensalidades a