Teste do Pezinho: a gotinha de sangue que garante a saúde do seu bebê

Uma espetadinha no calcanhar, uma gotinha de sangue e pronto. O teste do pezinho é muito simples. Mas é fundamental que seja realizado ainda na maternidade, como forma de prevenir doenças e garantir a saúde do seu bebê.

Certamente, você já ouviu falar sobre isso! Mas você sabe o que é o Teste do Pezinho? Aqui nesse texto, vamos explicar o que é o teste do pezinho, quais os objetivos e porque é muito importante não deixar de fazê-lo. Vamos começar:

O que é o Teste do Pezinho?

Teste do Pezinho foi como ficou conhecido no Brasil o exame realizado por meio da coleta de sangue no calcanhar dos bebês.  O objetivo desse exame é identificar precocemente a ocorrência de algumas doenças metabólicas, genéticas ou infecciosas, permitindo seu tratamento precoce e evitando o comprometimento do crescimento e o desenvolvimento físico e mental das crianças.

Como surgiu o Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho surgiu nos Estados Unidos, ainda nos anos de 1960. No Brasil, entretanto, o exame só começou a ser adotado em 1970. Mas só 22 anos depois, em 1992, passou a ser obrigatório para todas as crianças nascidas no país. Hoje em dia, com a gotinha de sangue do calcanhar dos recém-nascidos, já é possível detectar cerca de 60 doenças, antecipando o tratamento e a prevenção.

nurse performing the neonatal heel prick test

Quando fazer o Teste do Pezinho?

Essa questão do tempo é muito importante. Quanto mais cedo for realizado o Teste do Pezinho, maiores serão as chances de evitar sequelas provocadas pelas doenças que ele é capaz de detectar. O ideal é que a coleta de sangue no calcanhar do bebê seja feita entre o terceiro e o quinto dia de vida, 48 horas após a primeira amamentação. Contudo, mesmo que esse prazo não seja respeitado, não há nenhum impedimento para que o exame seja feito um pouco mais tarde!

Que doenças são detectadas pelo Teste do Pezinho?

Com o avanço da medicina e da ciência, o número de doenças detectadas pelo Teste do Pezinho cresceu significativamente desde quando ele começou a ser aplicado. Atualmente, a análise clínica do sangue coletado no Teste do Pezinho é capaz de identificar doenças de natureza genética, metabólica ou mesmo infecciosa. Entre elas, podemos citar Hipotireoidismo Congênito (HC), Fenilcetonúria (PKU), Doença Falciforme (DF), Aminoacidopatias (AA), Fibrose Cística (FC), Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC) e Deficiência de Biotinidase (BIO), que estão entre as mais comuns.

O exame é fundamental para garantir a saúde dos bebês porque essas doenças, na maior parte das vezes, não apresentam sintomas no período neonatal, no primeiro mês de vida. Algumas doenças, podem levar à deficiência mental e prejudicar o desenvolvimento da criança nas fases seguintes do desenvolvimento. Por isso, a necessidade de serem detectadas precocemente.

doctor checks the reflexes of a newborn baby on the sole of the foot

Agora que você já sabe a importância do Teste do Pezinho, fique atenta e exija os seus direitos. Ele é obrigatório, faz parte do programa nacional de saúde pública que visa prevenir as complicações de doenças a partir da primeira idade. A saúde dos nossos filhos não tem preço!

Ah, e vale lembrar que aqui no Aricanduva você pode cuidar da saúde.  Na CEMA Medicina Especializada, Transmontano Saúde e Laboratório Lavoisier, você encontra as mais variadas especialidades médicas e uma relação completa de exames para garantir o bem-estar de toda a família!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.