Você sabe aquela ideia de unir o útil ao agradável? Pois é, o Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para isso. Que tal escolher brinquedos educativos, aqueles que resgatam velhas brincadeiras infantis, bem mais lúdicas e originais do que os jogos eletrônicos, e que certamente vão fazer o seu filho descobrir novas e interessantes experiências.
Os brinquedos educativos além de cumprirem muito bem esse papel, ainda ajudam no desenvolvimento da garotada e ensinam brincando; regras, limites e valores que serão uteis por toda a vida. Então, nesse 12 de outubro, surpreenda os pequenos. Veja aqui uma lista de sugestões que preparamos para você. E não esqueça que aqui no Aricanduva você encontra tudo isso e muito mais para fazer a alegria da garotada.
Crianças até 6 meses
A partir do primeiro mês de vida, os bebês já reagem ao som e ao movimento. Dessa forma, brinquedos que fazem barulho, como chocalhos ou caixinhas de música são sempre uma boa opção. Os móbiles para pendurar sobre o berço são ideais para ajudar a desenvolver percepções do recém-nascido.
Crianças até 2 anos
Uma ótima pedida são os brinquedos educativos de encaixe, feitos de madeira ou de plástico. São aqueles que contém peças de cores e formatos geométricos diferentes que precisam ser associados ou colocados um dentro do outro. Mas atenção a uma recomendação muito importante: nada de peças pequenas demais que possam ser engolidas pela criança.
Crianças de 2 a 4 anos
Nessa fase, já se pode pensar em algo mais corporal. Brinquedos de empurrar ou puxar, estimulam o desenvolvimento motor da criança. Os cavalinhos de madeira, de balançar, trabalham o equilíbrio, carrinhos de puxar dão uma noção de direção e os brinquedos de montar e desmontar, com peças que precisar ser guardadas em uma caixa depois de usadas ajudam a estabelecer o senso de organização.
Crianças de 4 a 6 anos
Essa é hora de estimular o raciocínio. Nesta faixa de idade, a criatividade da criança aflora e brinquedos como fazendinhas, casas de boneca mobiliadas, cozinhas, postos de gasolina, cidades de montar, permitem que os pequenos soltem a imaginação e criem seus próprios universos. Blocos de madeira, livros que trabalhem o conhecimento das letras também são bem indicados.
Crianças acima de 6 anos
A capacidade de compreensão das coisas pela criança está mais aguçada. Brinquedos que estimulem o raciocínio lógico, conceitos matemáticos, que exijam criatividade e boa dose de estratégia são opções perfeitas a partir dessa idade. Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, kits de mágica, tintas e pinceis são alguns exemplos interessantes.
Curtiu nossas dicas? Vem pro Shopping Aricanduva que ainda dá tempo de escolher o presente e alegrar o Dia das Crianças.