A posse responsável é fundamental para a proteção e o bem-estar dos pets. Esse conceito envolve uma série de responsabilidades que começam antes da sua chegada e continuam ao longo de toda a vida do animal.
No Brasil, existem leis que regulamentam a posse de animais, com o objetivo de oferecer segurança tanto para os pets quanto para seus tutores. Entre outras normas, a legislação trata de necessidades básicas como a obrigatoriedade de vacinas, a prevenção de maus-tratos e abandono e até as condições de castração dos animais.
Você já ouviu falar em posse responsável? Se você tem um animalzinho em casa ou pretender fazer uma adoção é preciso estar ciente de pontos que são importantes para o dia a dia de um tutor e a segurança do animal. Veja as dicas que preparamos para você ficar por dentro do assunto.

Responsabilidades do tutor antes da chegada do animal
Adotar um animal é, por si
só um ato de grande responsabilidade. Afinal, estamos lidando com um ser vivo,
que têm necessidades próprias e, o mais importante, precisa de carinho e afeto de seus
tutores. Por isso, antes de tomar essa decisão, é importante que você reflita
sobre alguns pontos que vão proporcionar bem-estar para o pet e tranquilidade
para você.
Antes de mais nada, escolha o pet que melhor combina com você antes de concretizar uma adotar. Converse com os responsáveis pelo abrigo sobre os hábitos, o temperamento, o estado de saúde do animal. Pesquise sobre a raça para entender as necessidades específicas e certifique-se de que elas se encaixam no seu estilo de vida.
Avalie se você tem tempo e recursos financeiros para cuidar de um animal. Seu futuro companheiro vai precisar da sua atenção. Você consegue conciliar o trabalho com os cuidados que ele precisa? E qual a sua disposição e disponibilidade em gastar em rações adequadas e todos os cuidados de saúde que os animais por vezes necessitam?

Prepare sua casa para
receber o novo morador. Os animais
precisam de espaço para circular e, principalmente, para brincar. Providencie um ambiente
seguro e confortável, com todos os itens necessários como cama, brinquedos e
alimentação adequada. E, acima de tudo se faça uma pergunta: o quanto você vai
se aborrecer de ver o forro de uma poltrona rasgado ou o pé da mesa roído? Quando não puder leva-lo nas
viagens ou passeios longos, como irei ajustar isso?
Responsabilidades do tutor depois da chegada do animal
Adoção concluída, seguindo todos os trâmites legais, é claro, hora de cuidar de seu companheiro. Leve o pet ao veterinário regularmente e mantenha as vacinas em dia. Essa é a regra número um para garantir o bem-estar do animal. Cuidar bem da alimentação, oferecendo uma dieta adequada para a espécie e idade do animal também ajuda a manter a saúde em dia.

Uma missão do tutor é proporcionar ao animal as oportunidades que ele precisa para se exercitar, desenvolver seus instintos e se socializar. Assim, não abra mão de uma caminhada diária pelo jardim ou pelo quarteirão – se for pela manhã e à tarde é ainda melhor. Deixe que ele interaja om outros animais e pessoas para evitar comportamentos agressivos ou medrosos. Se for possível, contratar um adestrador também é uma ótima ideia.
Cuidados adicionais para a adoção de seu novo pet

Para adotar um animal, é necessário realizar um cadastro e apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de endereço do responsável pela adoção. Esse procedimento é comum em abrigos e ONGs de animais, visando garantir que o adotante esteja realmente comprometido com o bem-estar do pet. Além disso, é fundamental dedicar tempo para interagir com o animal antes de finalizá-la, pois isso ajuda na adaptação. Em casos onde o animal ficará sozinho durante o dia, é importante adquirir brinquedos e um pano com o seu cheiro para deixá-lo mais confortável. Um cuidado adicional que pode ser útil é a instalação de uma câmera no ambiente onde ele passará o tempo, permitindo monitorar sua adaptação e garantir que esteja tranquilo e seguro.
Se você seguir essas dicas, antes e depois da adoção, vai respeitar os princípios da posse responsável. Lembre-se, contudo, que cuidar de um animal é para toda a vida. Esteja, portanto, preparado para se adaptar às mudanças que ocorrerão na sua casa com a chegada do seu pet. E pode contar com a gente. Aqui na Cobasi do Interlar Aricanduva você vai encontrar tudo o que precisa para a alegria e a segurança do seu amigo de quatro patas.