Pets no inverno: como saber se o pet está com frio e dicas de cuidados

O inverno chegou e você já se perguntou se os pets no inverno também sofrem com a baixa nas temperaturas? Sim! Eles também precisam de cuidados nessa época do ano! Para te ajudar a identificar se seu bichinho está com frio, trouxemos dicas para identificar o problema e alguns cuidados importantes nessa época do ano!  

Como saber se seu pet está com frio

Mudanças no comportamento do seu pet podem revelar uma situação em que ele esteja precisando da sua ajuda. Os pets no inverno mostram sinais que indicam isso para você. Por isso, a regra é sempre observar se o bichinho apresenta algum comportamento diferente do habitual e que pode estar relacionado às baixas temperaturas. 

Dentre as várias mudanças de comportamento, fique de olho nos principais indicativos de que ele esteja sentindo frio, que podem incluir: 

  • Tremores pelo corpo;
  • Procura por cantinhos para tentar se aquecer, como guarda-roupas, armários ou cestos de roupas sujas;
  • Alteração na temperatura do corpo, especialmente em pontos como orelhas, focinho e patas;
  • Ficar muito tempo deitados ou bem encolhidos;
  • Passar a maior parte do tempo dormindo
  • Apresentar movimentos mais lentos. 

Ah! E sempre que necessário, é importante consultar um médico veterinário para checar se está tudo em ordem com a saúde de seu animal e quais as temperaturas ideais para o ambiente de acordo com a raça, porte e idade. 

Fique de olho nas características do seu pet

Cada pet tem características distintas e algumas raças podem ser mais facilmente adaptadas às baixas temperaturas do que outras, especialmente se forem originárias de regiões mais frias, por exemplo. Mas há outras características que podem influenciar na tolerância ao frio, como o tipo de pelo e taxa de gordura corporal. O pelo, que é um isolante térmico natural, pode auxiliar na proteção ao frio, especialmente animais com pelagens duplas ou mais densas. 

Os pets com maior taxa de gordura também tendem a sentir menos frio do que aqueles que são mais magrinhos. Mas não esqueça: estar acima do peso pode colocar a saúde de seu animal em risco. 

Redobre atenção com os pets fora de casa

Se o seu pet passa o inverno fora de casa, os cuidados precisam ser ainda mais redobrados. Os pets no inverno sentem mais impacto com as mudanças climáticas, por isso as casinhas precisam de uma proteção térmica e que garanta que o mascote não sofra com os efeitos do tempo, como o vento e a chuva. Não esqueça de deixar cobertores, almofadas e tapetes para garantir um ambiente ainda mais aquecido! 

Caso seja possível, deixe que ele passe as noites dentro de casa. Essa é uma ótima forma de mantê-lo aquecido e protegido contra doenças. 

Roupinhas são uma excelente opção 

As roupinhas de pets são uma graça! E no inverno, elassão muito bem-vindas. Escolha peças feitas de lã, algodão ou soft. Esses tecidos são excelentes para manter a temperatura corporal dos pets, garantindo o conforto, e é claro, momentos de extrema fofura!

Aproveite o sol!

Tudo o que os pets no inverno desejam é um lindo dia de sol (e nós também!). Aproveite sempre que o sol der as caras para passear com o seu mascote! 

Higienize e coloque os tapetes, roupinhas e cobertores que ele utiliza sob o sol. Essa é uma forma de evitar a proliferação de fungos e a umidade excessiva, além de reter calor nesses itens que ele adora. 

Cuidados com banho e tosa 

Os pets no inverno também precisam de cuidados com a higiene e aparência. Mas nos meses mais frios, tenha cuidado com os banhos demorados, e utilize apenas água morna ou quente, para evitar doenças, como febre, resfriados ou pneumonia.

É aconselhável também que a tosa seja realizada em menor frequência, já que o pelo é um isolante térmico natural e que deixa o seu animal mais protegido do frio. 

Aqui no Auto Shopping Aricanduva, a Cobasi está recheada de itens para deixar o seu pet protegido no inverno. Estamos te esperando! 

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.