A melhora na qualidade de vida e hábitos alimentares dos pets tem feito com que os cachorros e gatos vivam por mais tempo.
No entanto, assim como acontece conosco, os cuidados com a saúde devem ser maiores com o passar do tempo e os pets idosos precisam de atenção especiais para garantir seu bem-estar.
Para os veterinários, cachorros de pequeno porte são considerados idosos com cerca de 12 anos de idade, já os de grande porte são entre 6 e 8 anos. Enquanto isso, para os gatos serem considerados idosos, eles precisam ter entre 7 e 10 anos.
Se você tem um, confira os cuidados para manter a saúde e qualidade de vida do seu pet idoso.
Invista em uma alimentação balanceada
A nutrição é fundamental para o bem-estar dos pets idosos. Escolha os alimentos apropriados para a idade do seu e que contenha os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde.
A alimentação errada pode causar diversos problemas de saúde como, por exemplo, a obesidade ou problemas articulares. Por isso, consulte seu veterinário para entender quais as melhores escolhas para garantir o cuidado certo ao seu pet.
Também é importante ressaltar que é muito importante ter sempre água fresca à sua disposição.
Consulte regularmente o veterinário
Os pets idosos precisam de mais cuidado e atenção já que há uma tendência da diminuição da imunidade com o passar dos anos, o que faz com que seja necessário um acompanhamento mais de perto para evitar doenças e problemas de saúde.
Por isso, visite regularmente seu veterinário para uma avaliação geral do seu pet, incluindo rins, coração, saúde bucal, olhos e sistema locomotor.
Fique de olho nas mudanças de comportamento e informe o veterinário sobre qualquer sinal de alteração para investigar a causa.
Atente-se ao bem-estar do seu pet
Um dos cuidados fundamentais para garantir a saúde do seu pet idoso é manter uma rotina de estímulos a exercícios como caminhadas e brincadeiras.
Além disso, tenha em casa camas confortáveis, cobertores e mantas para mantê-los aquecidos, a escada ou rampa pet são indicadas caso seu bichinho tenha costume de subir em locais como o sofá, por exemplo.
Outra mudança de hábito importante para os pets idosos é a troca dos brinquedos: opte sempre pelas opções menos duras para evitar problemas maiores.
Gostou das nossas dicas? Agora você já conhece todos os principais cuidados para manter a saúde do seu pet idoso! E não esqueça: A Cobasi aqui do Shopping Aricanduva tem tudo o que você precisa para cuidar do seu pet em todas as etapas da vida com muito carinho!