Você percebeu que seu pet está diferente, agressivo, latindo ininterruptamente, lambendo objetos, passando o dia jogado no sofá, sem vontade de fazer nada ou fazendo xixi pela casa. Esses podem ser sinais de que ele está com problemas emocionais. Sim, assim como nós, os animais também sofrem de tristeza, estresse, apatia e outros males. E como lidar com isso?
Os florais para pets cada vez mais tem chamado a atenção dos tutores como uma terapia eficiente para cuidar das emoções e bem-estar dos bichinhos. Quer saber como usar e os benefícios dessa forma de tratamento para o seu animal? Veja então o que preparamos para você.
O que são os florais
Foi o médico inglês Edward Bach, na década de 1920, que iniciou os estudos sobre os benefícios proporcionados pelos florais como um tratamento alternativo para problemas emocionais como estresse, ansiedade, depressão e solidão. Em suas pesquisas, o doutor Bach identificou na natureza florais para amenizar os efeitos de 38 diferentes distúrbios emocionais e psicológicos. O uso dos florais para pets também tem o objetivo de proporcionar saúde e bem-estar aos animais, de uma forma mais natural.
Benefícios dos florais para pets
O uso dos florais tem diversas funcionalidades, como para auxiliar no aprendizado de novos hábitos e amenizar transtornos emocionais em situações que geram alterações no humor, estresse ou irritação como a chegada de novos pets, contato com crianças, chegadas de bebês, mudanças de endereço, realização de obras em casa e outros acontecimentos que envolvam mudança de comportamento.
Como os florais para pets são utilizados?
Os florais para pets podem ser utilizados de diversas formas, sendo a mais comum por via oral. Nesse caso, pode-se aplicar algumas gotinhas diretamente na boca do animal, misturar a algum alimento recomendado pelo veterinário ou mesmo colocar a essência no pote de água. Além disso, também há versões em spray que facilitam a aplicação no dia a dia. E também é possível utilizar os florais em umidificadores de ar ou difusores elétricos.
Em todos os casos, é importante usar as essências adequadas, nas quantidades prescritas e nos intervalos recomendados pelo médico veterinário após análise das necessidades de cada pet. Por ser uma terapia complementar, o uso de florais pode ser associado a outros tratamentos conforme orientações médicas, promovendo ainda mais bem-estar para o seu animalzinho.
Principais aromas de florais
Os aromas de florais podem variar conforme o objetivo de cada tratamento, mas as opções mais comuns são:
- Laranja: utilizado para minimizar efeitos comportamentais como insônia, tensão e estresse.
- Lavanda: indicado para combater efeitos da agitação, medo e estresse.
- Gengibre: possui ação anti-inflamatória, especialmente após procedimentos cirúrgicos, como castrações, por exemplo.
- Camomila: alivia dores de estômago e proporciona efeito calmante.
- Erva do gato: proporciona calma, deixando o pet mais alegre e relaxado.
- Hortelã: melhora a respiração, alivia dores e minimiza a sensação de coceira.
Consulte o médico veterinário com regularidade
Lembre-se de que é muito importante manter o acompanhamento veterinário com regularidade, pelo menos a cada seis meses, ou sempre que notar alguma eventualidade. Além disso, lembre-se de que é necessária a realização de exames complementares para identificar outros tipos de doenças que possam afetar o seu pet, indicações do uso de florais conforme a necessidade do seu animalzinho e outros tratamentos que possam ser adotados.
Em relação ao uso de florais, não apresenta contraindicações ou efeitos colaterais, como alergias ou doenças respiratórias, mas o indicado o uso de produtos regulamentados pela Anvisa e devidamente prescritos pelo médico veterinário para garantir o bem-estar do bichinho.
Agora que você já tem as principais informações sobre o uso de florais para pets, venha até a Cobasi do Auto Shopping Aricanduva e comece agora mesmo a ter uma rotina de bem-estar e cuidados com a saúde para seu animalzinho!