Cuidados com pet no calor: como ajudar seu animalzinho a enfrentar altas temperaturas

Assim como nós, nossos animais também sofrem com as altas temperaturas e precisam se refrescar. Por isso, nessa época, temos de redobrar os cuidados com os nossos pets, a fim de evitar que não acabem sofrendo com problemas mais sérios, como a desidratação.

Conversamos com a Carla Storino Bernardes, que trabalha no marketing da Cobasi e também é veterinária, ela nos contou o que fazer para assegurar a qualidade de vida dos pets no calor. “No geral, devemos ter os cuidados básicos com todas as espécies, como para nós seres humanos. Deixá-los em locais frescos e arejados e não deixá-los diretamente no sol nos horários críticos“ diz Carla. Confira aqui todas as dicas que ela nos passou:

1. Hidratação

como manter seu pet hidratado

É muito importante disponibilizar água limpa e fresca em quantidade abundante para que seu pet possa repor o líquido perdido com o suor. Sim! Pets também transpiram, mesmo que você não perceba e, por isso, é importante garantir que eles estejam sempre bem hidratados. “No caso de gatos, dê preferência para bebedouros fontes em que a água fica sempre em circulação, pois isso estimula o gato a beber. Oferecer ração úmida pode ser uma boa opção como forma de hidratar seu pet”, indicou Carla.

2. Não deixar seu pet no carro

Deixar seu animal de estimação sozinho no carro, ainda que seja por cinco minutos, pode ser fatal para ele. Mesmo com a janela aberta, a temperatura dentro de um carro pode subir até cinco graus em 15 minutos. E atenção: deixar o ar condicionado ligado com o carro parado também não é uma boa saída, já que ele pode soltar gases que trazem riscos para seu bichinho.

3. Tosa em dia

tosa para pets no calor

Tosar os pelos do seu bichinho no calor pode ajudar muito, mas cuidado para não exagerar! Os pelos ajudam a prevenir as queimaduras solares e, em pouca quantidade, ajudam no resfriamento do organismo, por isso é bom levar os bichanos em locais onde haja a supervisão de um veterinário no corte. No caso dos gatos de pelo longo, só escovar sua pelagem regularmente já ajuda bastante.

4. Cuidado com o sol

Se nós humanos temos que evitar o sol em alguns momentos do dia, com os pets não é diferente. Os melhores períodos para passear com eles são o início do dia, antes das 10h e no fim da tarde, depois das 16h, quando os raios solares já não estão tão fortes. Segundo a veterinária, os horários de sol mais quente podem causar hipertemia, que é o aumento exacerbado de temperatura corpórea, e queimaduras nas patas. “Nos dias de hoje, existem sapatos para cães que podem ser utilizados caso o chão esteja muito quente e coletes gelados para ajudar a manter a temperatura corpórea do animal”. Lugares com sombras e grama são sempre os mais indicados.

5. Criatividade para refrescar

como refrescar cachorros e gatos

Piscinas infantis, baldes largos e rasos cheios de água e banho de mangueira podem refrescar os pets, além de ser uma diversão para eles nos dias de calor. Colocar pedras de gelo em uma vasilha com água também é muito simples e mantém a água gelada para os bichinhos beberem por muito mais tempo. Outra dica legal é congelar sucos, pedaços de frutas, água de coco e até mesmo petiscos e fazer um picolé. Eles com certeza vão amar!

Agora, é só seguir as dicas da veterinária, cuidar da saúde dos bichanos e aproveitar os dias de calor! Ah, e não esquece, tudo o que você precisa para garantir os cuidados e a diversão do seu pet está na Cobasi Aricanduva, que fica no Auto Shopping Aricanduva e funciona de segunda a sábado, das 8h às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.