Nada melhor do que ver nossos queridos bichinhos saudáveis, né? É importante manter-se informado sobre as vacinas do seu animal de estimação para que ele possa permanecer saudável.
Sabemos que existem doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos, a vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger seu animal doméstico e a si mesmo. Manter as vacinas em dia fortalece o sistema imunológico do seu pet e contribui para uma melhor qualidade de vida dele.
Portanto, para garantir a saúde e o bem-estar do seu amado animal de estimação, não deixe de consultar o veterinário e seguir o esquema vacinal recomendado. Para te ajudar nessa etapa, preparamos um guia básico que vai te ajudar.
Benefícios da vacinação
A vacinação adequada pode dar aos animais uma vida mais longa e saudável e prevenir uma variedade de doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos.
Além disso, a vacinação é um requisito básico para que os animais possam desfrutar de atividades como visitar parques, ir a pet shops, hospedar-se em hotéis e creches e conviver em segurança com outros animais.
As principais vacinas para os cachorros:
- Vacina antipulgas: aplicação nos primeiros 45 dias.
- Vacina V-8 ou V-10: precisa acontecer nos primeiros 45 dias para proteger o cachorrinho de até 8 doenças, como a leptospirose e a hepatite.
- Vacina contra tosse: o animal deve ser imunizado dentro dos primeiros 63 dias.
- Vacina antirrábica: precisa acontecer após 120 dias.
Atenção ao calendário de vacinação e aos reforços!
O intervalo entre duas vacinações anuais corresponde à duração da eficácia imunológica. Portanto, é fundamental seguir os dados indicados pelo cuidador no calendário de vacinação e conhecer as vacinas necessárias para o seu animal de cuidado. O não cumprimento deste cronograma pode deixar seu animal desprotegido e exposto às doenças.
Dentre as doenças que podem ser evitadas com as vacinas para pets, destacam-se:
- No caso dos cães: Parvovirose; Cinomose; Hepatite infecciosa canina; Leptospirose; Adenovirose; Coronavirose; Parainfluenza canina.
- No caso dos gatos: Panleucopenia; Calicivirose; Rinotraqueíte; Clamidiose.
Cuide do bem-estar do seu pet
Além disso, ao vacinar seu animal de estimação, você contribui para a saúde pública, evitando a propagação de doenças para os seres humanos. Não deixe de cumprir suas responsabilidades como tutor e mantenha seu pet protegido.
Curtiu conhecer um pouco mais sobre esse assunto? E para manter o bem-estar do seu pet sempre em dia, não se esqueça de levá-lo para realizar de check-up que são essenciais para a saúde dele, além de sempre acompanhar junto com o desenvolvimento, atualizações de vacinas e tirar todas as suas dúvidas junto ao médico veterinário. Não deixe de conhecer a Cobasi, encontre tudo o que você precisa para o seu pet, como brinquedos, rações, acessórios, banho e tosa, dentre outros serviços e produtos. Já esperamos por vocês!