O pó facial é a etapa final na produção daquela make para o dia a dia ou para arrasar na balada. Em suas diversas opções de texturas e cor, translúcidos ou cintilantes, ele serve para fixar melhor produtos como a base e os corretivos, retirando também o brilho excessivo da pele e dando um acabamento perfeito às makes.
Isso, todas nós já sabemos, certo?
Mas o que tem chamado a atenção, especialmente nos canais de beleza nas redes sociais, é a constatação de que nem todo pó é igual. Isso mesmo. Você sabe a diferença entre pó solto e pó compacto e quando usar cada um deles? Certamente surgem as dúvidas. Pois é isso que vamos explicar aqui.
O que é o pó solto
O pó solto é um produto composto por partículas finas, usado para fixar e proteger a maquiagem, aumentando sua durabilidade ao longo do dia. Por suas características originais, proporciona um acabamento suave e mais natural, tirando o brilho e deixando a pele mais seca, graças a sua textura aveludada e acetinada. Como é incolor, mantém o tom de outros produtos como a base, o batom e a sombra. Algumas variações possuem filtro de fator 30 podendo ser usadas também como protetor solar.
O que é o pó compacto
As principais diferenças do pó compacto são a textura mais densa, que proporciona uma proteção ainda maior a sua maquiagem, e as diversas opções de cores que uniformizam o tom da pele. Um cuidado ao usá-lo é exatamente a escolha da cor, que deve ser a mais próxima do tom de pele, resultando num acabamento mais natural. Por ser prensado dentro da embalagem é uma ótima opção para levar na bolsa ou na necessaire, para retocar a maquiagem durante o dia, sem risco de vazamento.
Como usar cada tipo de pó?
Para aplicar o pó solto, a dica é usar um pincel grande e fofo os até mesmo uma esponja. Mas nada de esfregar a pele: a forma correta é tocando o rosto de forma bem suave até perceber que a maquiagem esteja firme. Para garantir um acabamento mais mate, você pode colocar uma quantidade maior sobre os pontos desejados, esperar de três em torno de cinco minutos e só então retirar o excesso delicadamente com a ajuda de um pincel. ]
Já para usar o pó compacto a melhor opção é uma esponja que oferece uma maior cobertura por todo o rosto, de forma uniforme e mais equilibrada. Mas um pincel também pode ser utilizado. Mas atenção: por ser mais denso, esse produto exige um cuidado maior na aplicação, com o uso em quantidades moderadas para evitar que o excesso de substâncias torne sua aparência mais pesada e pouco natural.
Agora que você já sabe as diferenças entre o pó solto e o pó compacto, já pode fazer a melhor escolha para cada ocasião. E seja qual for a sua preferência, você já sabe, aqui no Aricanduva você vai encontrar as melhores opções das melhores marcas para arrasar na sua make! Vem cá conferir.