Peças curingas no inverno: como cuidar e conservar por mais tempo

No frio, um dos principais desafios do dia a dia é ficar aquecido e confortável ao mesmo tempo, não é mesmo? E algumas peças curingas como segunda pele, blusas de lã, corta vento, cachecol e jaqueta de couro são quase que essenciais para isso.

Mas para que essas peças durem mais e possam ser usadas em muitos invernos é importante tomar uma série de cuidados que ajudam a conservá-las. Trouxemos algumas dicas para você aprender:

Segunda pele

A segunda pele é feita com tecido térmico que drena a umidade da pele, mantendo o corpo seco, confortável e protegido. O mais indicado para essa peça é lavá-la com sabão neutro, não colocar de molho, não secar na máquina e nem passar a ferro. O melhor é deixar apenas secar naturalmente na sombra, sem exposição ao sol, para evitar desbotamento. 

Blusas de lã

A lã é um mau condutor térmico, ou seja, mantém o calor do corpo, assim como acontece com as peças de tricô e os moletons. O ideal é lavar esse tipo de roupa à mão, deixando algum tempo de molho na água com sabão neutro. Não é indicado o uso de sabão em pó pois ele faz esse tipo de tecido encolher e endurecer.  

Corta vento

Agasalhos desse modelo protegem o corpo da umidade externa, resistindo à chuva, ao vento e até à neve. Por isso, depois de usá-lo, é importante pendurar a peça para que a umidade seja eliminada antes de guardar no armário. Outra informação importante é que mesmo sendo impermeável ela pode manchar com o suor e com o desodorante, e por isso precisa ser lavada regularmente.

Cachecol

Esse acessório costuma ser feito de lã, crochê ou tricô. Como são peças pesadas, que não precisam ser lavados com muita frequência, uma boa dica é escová-las e deixá-las guardadas na medida do possível, em locais bem ventilados, o que faz com que estejam sempre prontas para usar.

Jaqueta de couro

Essas peças podem se de material natural ou sintético. Atualmente, o couro sintético vem sendo mais utilizado do que o couro legítimo. Mas os cuidados variam conforme o material.

Para as jaquetas de couro natural e com manchas leves, basta deslizar um pano levemente úmido, sem adição de detergentes ou sabão. Basta deslizar o pano sob tecido para a higienização. Em casos de manchas mais resistentes, utilize algumas gotas de sabão líquido de castela diluídas em águas, que é um tipo apropriado para não danificar a estrutura, em um pano macio. Você também pode utilizar óleos vegetais para hidratar a peça, mas tomando cuidado com o excesso para não prejudicar o tecido. Em caso de necessidade de lavagem, é indicada que seja realizado a seco em lavandeiras especializadas.

Já para fazer a limpeza de uma jaqueta ecológica ou sintética, é recomendável colocar um pouco de detergente líquido neutro ou algumas gotas de álcool em um pano seco e passá-lo suavemente na peça, sem esfregar muito. Depois disso é só passar outro pano seco sem nada para limpar o produto usado e deixar ventilar em locar bem arejado. Fica pronto para usar de novo.

Agora que você já sabe cuidar das peças da maneira correta, que tal passar aqui no Shopping Aricanduva e renovar seu guarda-roupa. Esse pode ser o primeiro de muitos invernos para usar suas roupas curingas.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.