Depilação a laser: um guia com respostas às dúvidas mais comuns

Conquistar uma pele sem pelos de maneira definitiva ainda é o desejo de muita gente – principalmente de quem tem pelos grossos, escuros e rebeldes, que costuma sofrer um pouco mais ao se depilar. Para ajudar a resolver situações como essa e ter mais praticidade no dia a dia, cada vez mais pessoas optam pela depilação a laser.

Mas a depilação a laser é realmente um método eficaz na remoção de pelos? Para responder essa e outras questões, reunimos dúvidas relevantes sobre o método, que foram esclarecidas por Anne Carmo, gerente da Depilaser, e Andrea Azevedo, gerente da Espaço Laser, ambas nas unidades do Shopping Aricanduva.

depilação a laser é definitiva

1. A depilação a laser é definitiva?

O método é considerado definitivo, com algumas exceções. A ressalva vale para clientes com alterações hormonais, principalmente na depilação de regiões como rosto, seios, linha alba (na região que vai do umbigo à virilha), grandes lábios e virilhas.

2. Ela elimina todos os tipos de pelo?

Em geral, a depilação a laser não é eficaz contra pelos muito finos, brancos, loiros ou ruivos.

3. Quais as diferenças entre os tipos de laser?

Há diferentes equipamentos para depilação a laser. Cada um deles pode ser útil a um tipo de pele ou de pelo. Alguns possuem tecnologia que minimiza o desconforto e possível dor, enquanto outros atendem a quem tem pele negra, por exemplo.

4. Como o laser funciona?

O laser é uma luz focada que cauteriza o pelo na raiz, matando o bulbo capilar. A energia é absorvida pela melanina – por isso é mais eficaz contra pelos grossos e escuros. Isso faz com que somente a raiz do pelo seja atingida e destruída, impedindo progressivamente seu crescimento.

5. Depilação a laser e luz pulsada são a mesma coisa?

Não. A luz pulsada é uma depilação duradoura que não tem potência suficiente para cauterizar o pelo na raiz. A energia é dispersa e não atua na completa destruição dos pelos, e sim em seu enfraquecimento. Já a depilação a laser é definitiva.

6. Como é definida a potência do laser?

Antes de iniciar o procedimento é feita uma avaliação do fototipo cutâneo da pessoa. Geralmente, os profissionais responsáveis começam com uma potência mais baixa, que pode ser ajustada ao longo do tratamento.

depilação a laser dói?

7. Depilação a laser dói?

Embora dor seja algo relativo, atualmente há tipos de laser com tecnologia que reduzem possíveis desconfortos. O laser Alexandrite, por exemplo, tem sistema de resfriamento criogênico, que solta um gás gelado antes do disparo do laser, o que proporciona uma depilação segura e mais confortável.

8. Quem tem a pele negra pode fazer depilação a laser?

Em geral, a maioria dos equipamentos utiliza laser que é atraído pela melanina e, por isso, não são adequados para a depilação em pele negra ou para áreas do corpo muito escurecidas, pois pode haver queimaduras. No entanto, atualmente há equipamentos que atendem as necessidades da pele negra de maneira segura.

9. Pode tomar sol durante o tratamento?

Se a pessoa estiver com a pele bronzeada, é recomendado que espere 30 dias para fazer o procedimento, para evitar queimar a pele. Após fazer a depilação a laser, o ideal é esperar ao menos sete dias para tomar sol e sempre utilizar protetor solar.

10. É preciso preparar a pele para a depilação?

Para que a depilação seja eficaz, é preciso atingir o pelo no tamanho ideal de ser cauterizado. Por isso, é solicitado que a pessoa raspe o pelo com antecedência de alguns dias – isso pode variar de acordo com o laser utilizado e a área a ser trabalhada.

11. Como fica a pele após a sessão e que cuidados devem ser tomados?

Após realizar o laser, a pele fica sensível e pode haver vermelhidão na área trabalhada. Por isso, pode ser necessário o uso de uma pomada que acalme a pele e reduz os incômodos – normalmente indicada pelo profissional responsável e que pode ser aplicada na própria clínica. Não é recomendado tomar sol nos dias seguintes à sessão, vale lembrar.

12. No intervalo entre uma sessão e outra, é possível se depilar?

Sim, desde que o método escolhido não retire o pelo pela raiz. O ideal é usar lâmina ou cremes depilatórios.

13. É preciso fazer manutenção?

Algumas sessões podem ser feitas de maneira esporádica.

quais as vantagens da depilação a laser?

14. Quais as principais vantagens da depilação a laser?

A depilação definitiva proporciona economia, praticidade e conforto ao dia a dia de quem faz esse tipo de depilação. Além disso, alguns tipos de laser possuem também o benefício de clarear a região trabalhada (se estiver escurecida) e ativar o colágeno da área, em alguns casos.

15. Há algum risco em fazer a depilação a laser?

A escolha e o manuseio corretos do equipamento e a avaliação do fototipo cutâneo são essenciais para a eficácia do tratamento. Isso evita queimaduras e acidentes. Por isso, é fundamental que esse procedimento seja realizado por um profissional capacitado.

16. Há restrição ou contraindicação?

Apesar de seus benefícios, há casos em que a depilação a laser não é recomendada. Entre eles, estão as seguintes situações:

  • Gravidez
  • Lactantes que amamentam há menos de dois meses
  • Presença de melasma (a restrição é para o caso de a depilação a laser ser no rosto)
  • Pelos brancos, ruivos ou loiros
  • Pele bronzeada
  • Uso de Isotretinoína (Roacutan)
  • Uso de anticoagulante
  • Casos de doença de pele, doenças autoimunes e problemas de pele em geral. Não é recomendado para quem tem psoríase, lúpus, vitiligo, doenças autoimunes, herpes em atividade e lesões na pele, por exemplo.

17. O que devo saber antes de fazer a depilação a laser?

Esse tipo de depilação tem como objetivo a eliminação dos pelos. Há diferentes maneiras e equipamentos utilizados para que isso ocorra. Cada tipo de depilação a laser demanda cuidados específicos, com número de sessões que variam de acordo com a região do corpo, a densidade e cor do pelo, a cor da pele e a potência do laser utilizado. Por isso, é muito importante que o procedimento seja feito por um profissional capacitado.

Ao buscar informações em clínicas e consultórios, o paciente deve passar por avaliação prévia para saber qual tipo de laser e potência são mais recomendados. Respeitar os intervalos entre as sessões e cumprir todas as etapas da depilação a laser também é um fator determinante para o sucesso do procedimento.

riscos da depilação a laser

Que tal aproveitar os benefícios da depilação a laser? No Shopping Aricanduva você encontra unidades da Depilaser e da Espaço Laser, clínicas de estética que realizam o procedimento. Ambas utilizam o laser Alexandrite – a Depilaser oferece também o Yag. Em breve, será inaugurada também a Vialaser.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.