Calçado infantil: cuidados que você precisa ter na hora de escolher

A escolha de um calçado infantil deve ir muito além do visual. É preciso proteger os pezinhos das crianças, garantir um caminhar confortável, com estabilidade e segurança. Por isso, temos de prestar atenção a alguns detalhes que fazem toda diferença na hora de escolher. E é para garantir o bem-estar dos pequenos que separamos aqui algumas dicas para você fazer a compra certa! Anota aí e vem com a gente! 

Prefira calçados mais flexíveis.

Os tênis, as sapatilhas, as botas e todos os calçados infantis precisam ser flexíveis, macios, possibilitando o movimento adequado dos pés das crianças. Não esqueça de fazer essa checagem na hora da compra. É muito simples, basta dobrar a sola com a mão e ver se o calçado apresenta uma boa flexibilidade.

Verifique o solado 

ranhuras na parte de baixo, pois são esses que criam maior atrito com o solo, dão maior estabilidade e evitam quedas. Solados muitos lisos podem tornar-se escorregadios e causar acidentes.

Fique de olho no material

As crianças correm, pulam, dançam e brincam sem parar. Esses movimentos fazem com que elas transpirem, inclusive nos pés. Por isso, prefira modelos à base de algodão, camurça ou lona, pois são tecidos que retém o suor, garantem leveza e permitem que o pé fique mais arejado, evitando mau odor e dando mais segurança para os pequenos.  

Mas isso não significa que tenha de abrir mão de outros materiais. Calçados confeccionados em vinil, couro ou verniz podem muito bem ser utilizados, mas em situações especiais e mais formais. 

Cuidado com os saltos

É muito normal que as crianças, especialmente as meninas, fiquem deslumbradas com sapatos de salto alto. Mas essa não é a melhor opção, pode prejudicar a mobilidade e até o desenvolvimento físico.  Um calçado infantil deve ter no máximo 2 cm de salto. E, neste caso, é ainda mais importante que seja confeccionado em material flexível, com solado mais grosso, como já dissemos, e que não sejam usados no dia a dia, mas em momentos especiais e sob a supervisão de um adulto. 

Cadarço, velcro ou elástico?

Para os menores de 6 anos, deve-se evitar calçados com cadarço. Além de acarretar risco de quedas, quando estiver desamarrado, nessa faixa etária muitas crianças ainda não têm coordenação motora para amarrar os cadarços sozinhas, o que sempre causa incômodo. Por isso, dê preferência aos modelos com velcros ou elásticos, que são ótimas opções para evitar preocupações e dar autonomia à criança. 

Compre um número a mais

Lembre-se que as crianças crescem rápido demais! Para evitar uma perda muito rápida você pode comprar um número maior. Mas atenção: verifique se o calçado não sai dos pés quando a criança caminha, corre ou brinca. Se isso acontecer, abandone essa ideia, pois o conforto dos pequenos deve ser sua maior preocupação.

Calçados para práticas esportivas

Seja para as aulas de educação física na escola, ou para outras práticas esportivas, o calçado precisa garantir que a criança poderá se mexer liberdade e segurança. 

Para isso, é importante adquirir calçados com boa aderência. As solas de borracha apresentam vantagem, pois são antiderrapantes e evitam escorregamento. 

O tênis ou calçados para práticas esportivas precisa sermais resistente. Para isso, opte por modelos reforçados na biqueira e no calcanhar, já que essas duas partes costumam ter mais atrito com o solo durante as práticas esportivas.

Dicas de chuteiras para quem ama futebol

Para quem joga futebol, é necessário verificar as diferenças de tipo de solo. O futsal, ou futebol de salão, exige chuteiras que garantam leveza e facilidade para movimentos rápidos, por isso deve-se priorizar chuteiras infantis de solado liso.

Já para o futebol de campo, a chuteira precisa conter travas de 6 a 10 pinos, que evitam o escorregões e dão mais amortecimento. Fique de olho também na posição da criança, pois uma quantidade maior de pinos gera mais mobilidade. Por isso, se a criança joga em posições de ataque e meio-campo, adquira opções com maior númerode pinos. Se a criança for goleira ou zagueira, você pode optar por chuteiras com menor quantidade de pinos no solado.

Curtiu nossas dicas? Aqui nas lojas do Aricanduva você encontra os mais variados modelos de calçados infantis. A criançada vai adorar e você vai economizar! Esperamos por você!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.