O verão chegou! Céu azul, dias ensolarados e altas temperaturas fazem o convite perfeito para curtir momentos na praia com a família e amigos.
E se você adora curtir uma praia com seus filhos, irmãos, netos ou sobrinhos nessa época do ano, não esqueça de que é muito importante ficar atento e garantir a diversão com muito mais segurança.
Não esqueça o protetor solar
O protetor é essencial para proteger a pele da criança dos efeitos da exposição solar direta e prevenir insolação, queimaduras e manchas. Não se esqueça de aplique o produto 30 minutos antes de a criança ter contato com o sol e reaplicá-lo a cada duas horas, ou sempre que a criança tiver contato com água. Para um melhor aproveitamento de todos os benefícios, confira também todas as orientações na embalagem ou site do fabricante.
Como escolher o protetor ideal?
Na hora de escolher o produto ideal para os pequenos, dê preferência para as linhas “baby”, “kids” ou “infantil”, pois são as opções recomendadas pelos especialistas.
Em geral, os protetores da linha “baby” são indicados para crianças de seis meses a dois anos de idade, pois apresentam uma textura mais suave, já que nessa faixa etária a pele é muito delicada e requer mais cuidados. Já os produtos da “linha “kids” ou ‘infantil” são desenvolvidos especialmente para as crianças a partir de dois anos se divertirem na praia com toda a segurança necessária.
Qual fator de proteção escolher?
Em geral, para as crianças, o fator de proteção mínimo recomendado é o FPS 30. No entanto, caso a criança tenha a pele clara ou apresentar tendência para manchas, melasma ou rosácea, opte por um FPS 40, 50 ou 60. Mas se tiver dúvidas, procure um médico pediatra ou dermatologista para indicar as melhores opções.
Leve uma pequena bolsa com itens para a criança
Além do protetor, é sempre recomendado que você leve na bolsa dos pequenos itens como chapéu, óculos escuros, uma muda de roupa, chinelos e toalha.
Redobre o cuidado com a alimentação
Aquele queijinho assado, água de coco, milho assado… huuum! Resistir à tanta comida deliciosa na praia é uma verdadeira tentação, não é mesmo? Mas é preciso redobrar os cuidados, especialmente com as crianças, pois petiscos e bebidas mal conservados e expostos ao calor podem causar intoxicações. Por isso, sempre leve lanchinhos e frutas em embalagens térmicas, ou dê preferência para restaurantes e quiosques que sigam todas as normas de higienização.
Beber água é muito importante
A desidratação do corpo é muita mais intensa em dias quentes, mas na praia é comum que a ingestão de água potável passe despercebida. Por isso, não esqueça de sempre verificar se os pequenos estão mantendo a hidratação durante o passeio. O ideal é que a água seja oferecida pelo menos a cada duas horas, ou sempre que a criança sentir sede.
Evite riscos de afogamento
O risco de afogamento é sempre uma das principais preocupações. O jeito mais simples de evitar situações perigosas, é não permitindo que as crianças entrem no mar desacompanhadas, mesmo que elas saibam nadar. O mar é um ambiente incerto, por isso, todo cuidado é pouco.
Utilize pulseirinhas de identificação
As crianças sempre ficam muito animadas e inquietas nos passeios à praia, por isso é normal que elas queiram entrar no mar, brincar na areia e voltar para a mesa ou guarda-sol inúmeras vezes. Em meio a tanta energia, pequenas distrações são muito comuns. Por isso, coloque uma pulseira de identificação, com o nome da criança e dos responsáveis, telefones e endereço do local onde vocês estão hospedados.
Gostou das nossas dicas? Curtir a praia com crianças é sempre uma sensação ótima, mas com alguns cuidados esses dias ficarão ainda melhores. Bom passeio!